top of page
  • Secom

Mês Missionário 2023: "Ide! Da Igreja local aos confins do mundo"


“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da Campanha Missionária de 2023, cuja inspiração bíblica, baseada no texto dos discípulos de Emaús, é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35). Após três anos refletindo sobre a natureza missionária da Igreja e sobre o “ser missão”, o tema deste ano ajuda a aprofundar a relação entre Igreja-local e a missão ad gentes, enquanto o lema bíblico permanece em sintonia com a realização do 3º Ano Vocacional que a Igreja do Brasil está celebrando.


Dom Valentim Meneses, bispo da Diocese de Balsas e referencial para Ação Missionária no Regional Nordeste 5, reforça a importância de as comunidades realizarem a novena missionária. “Precisamos de você meu irmão e minha irmã para se tornar discípulos e discípulas de Jesus e fazer acontecer neste mês de outubro”, incentiva.


Em 2023, as ações missionárias estão voltadas para a preparação do 5º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá em Manaus nos dias 10 a 15 de novembro de 2023, tendo como horizonte o 6º Congresso Missionário Americano (CAM6) que será realizado em Puerto Rico em 2024.


Pés e coração: a construção da arte do cartaz

“Corações ardentes, pés a caminho” é o lema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões. O texto focaliza a atenção sobre o encontro com Jesus Ressuscitado como a motivação central do ser e agir missionários. Os pés dos discípulos – fincados em uma realidade bem determinada – se põe a caminho somente porque antes, os corações se inflamaram no encontro com Jesus que os ouviu, caminhou com eles, explicou-lhes a Escritura e ficou com eles para a partilha do pão.


A Campanha Missionária deste ano, põe em evidência que cada Igreja local tem o dever de evangelizar toda pessoa e todos os povos até os confins da terra. Destaca-se que este élan missionário nasce da experiência do amor de Cristo que cativa e impulsiona cada cristã, cada cristão.


A construção da arte da Campanha Missionária de 2023, em sintonia com o 5º Congresso Missionário Nacional, nos lembra o coração que pulsa na realidade local e os pés que nos impulsionam à animação missionária em todo o mundo. O coração traz, de maneira especial, a arte da cultura indígena amazônica, marcado pela cruz que nos identifica. Esse símbolo nos motiva para viver novos caminhos de atuação missionária a partir da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia. O pé apresenta as cinco cores, representando os cinco continentes e o chamado para a missão até os confins do mundo. A arte expressa também o desejo que a rede das 279 igrejas locais deste nosso imenso Brasil, aprofundando a compreensão da responsabilidade missionária e da necessária conversão pastoral, possam assumir, com mais vigor, o chamado e o mandato de Jesus Cristo, nas diferentes atividades da única missão da Igreja que é evangelizar até os confins do mundo.


O mês missionário recorda que todos podem colaborar concretamente com o movimento missionário através da oração e da ação, com ofertas de dinheiro e de sofrimento, com o próprio testemunho. Por isso, em todas as Igrejas do mundo no penúltimo domingo de outubro (21 e 22) realiza-se a coleta missionária, destinada integralmente para a missão universal.


Aprenda o Hino da Campanha Missionária 2023



220 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page