top of page
  • Secom

JMJ: ao encontro do Papa Francisco, jovens do Maranhão vão à Lisboa

A juventude do Regional Nordeste 5, a Igreja no Maranhão, embarcou para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), onde se encontram com o Papa Francisco. A Jornada Mundial da Juventude acontece de 1º a 6 de agosto, em Lisboa, Portugal.


São jovens das dioceses de Imperatriz, Grajaú, Bacabal e Arquidiocese de São Luís, incluindo membros das novas comunidades (Sim de Maria e Shalom de Imperatriz), contabilizando cerca de 40 delegados do Maranhão em Lisboa. Dentre estes, está padre Lauro, da Diocese de Bacabal, que participa pela quarta vez da JMJ.


De acordo com padre Lauro, da Diocese de Bacabal, 16 jovens participaram da missa de envio em sua paróquia de Santa Terezinha. Eles fazem parte de um grupo de 26 jovens só da Diocese de Bacabal que estão na JMJ. Confira a seguir como foi a celebração:



Segundo a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cerca de 10 mil peregrinos do país efetivaram as inscrições para participar do evento.


Pela primeira vez

O jovem Sérgio Miguel, de 19 anos, da Paróquia São José e São Pantaleão, na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, participa pela primeira vez da JMJ e diz estar ansioso. Ele embarcou na última quinta-feira (27) para Lisboa, junto com um grupo da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia, do Colégio Santa Teresa.


“Estou muito feliz e ansioso. Deus nos mostra as coisas em pequenos detalhes. Hoje, coincidentemente, é o dia do padroeiro da minha paróquia, São Pantaleão (27 de julho) e também, há 10 anos, meu falecido pai fazia a mesma viagem que eu, na JMJ do Rio. É uma alegria gigante ter a possibilidade de vivenciar essa experiência única que, com certeza, edifica as nossas vidas e o nosso futuro. Eu me sinto em estado de graça. Deus está conosco a todo momento, mas esses encontros especiais com Ele devem ser guardados no coração”, disse.


Jovem Sérgio Miguel e sua caravana Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia, do Colégio Santa Teresa. Foto: Arquivo Pessoal

A primeira JMJ

“Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês” foi o tema da primeira JMJ. Na Praça de São Pedro, no dia 23 de março de 1986, Domingo de Ramos, João Paulo II tem no coração os olhos dos jovens do mundo inteiro: “Hoje vocês estão novamente aqui, queridos jovens, amigos, para começar em Roma, na São Praça São Pedro, a tradição da Jornada da Juventude, à cuja celebração foi convidada toda a Igreja. Dou-vos as boas-vindas de todo o coração e saúdo todos aqueles que aqui vieram, não somente de Roma e da Itália, mas também de mais longe”.


Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. É também um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário.


Desde a primeira edição, em 1986, em Roma, a Jornada Mundial da Juventude reúne milhares de jovens. De tempos em tempos, a JMJ é realizada em âmbito internacional, em uma cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Em 2013, o Rio de Janeiro foi a cidade anfitriã do JMJ. Na ocasião, milhares de pessoas vivenciaram esta experiência de fé, junto ao Papa Francisco.



A programação completa da Jornada Mundial da Juventude 2023, você confere aqui.


175 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page