top of page
  • Secom

JMJ 2023: bispos do Maranhão evangelizam em Lisboa, Portugal


Dom Valentim Meneses e Dom Vilsom Basso se encontram em Lisboa para a JMJ 2023. Foto: Arquivo Pessoal

Na última terça-feira, 01º de agosto, iniciou em Lisboa (Portugal), a Jornada Mundial da Juventude. Nesta edição, os peregrinos refletem o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente ao encontro de Isabel” (Lc 1, 39). A missa de abertura foi presidida pelo cardeal Patriarca de Lisboa, dom Manuel Clemente, no Parque Eduardo VII de Lisboa.


O Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB marca presença nesta JMJ com seus jovens peregrinos e com os bispos: dom Valentim Meneses, bispo da Diocese de Balsas; e dom Vilsom Basso, bispo da Diocese de Imperatriz, referencial para as juventudes no Regional NE5 e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que contribuem com a catequese dos jovens.


Apressadamente

Dom Vilsom Basso, na manhã desta quarta-feira, 02 de agosto, esteve com jovens na paróquia de Santos-o-velho em Lisboa refletindo sobre “Ecologia Integral”. Na quinta (03) e sexta-feira (04) estará com a juventude nas paróquias da Sagrada Família do Encontrocamento e Santarém (Servilha) com uma catequese sobre Amizade Social e Misericórdia respectivamente.


Maria apressadamente levantou-se, e Papa Francisco pede que as juventudes façam o mesmo

“Nesta Jornada Mundial da Juventude, Papa Francisco nos confia uma grande missão de cuidar da casa comum. E de criar um mundo de harmonia, de bondade, de respeito, de diálogo e de paz. Ele confia isso a juventudes do mundo inteiro, porque o mundo tem pressa, como Maria. Maria apressadamente levantou-se, e Papa Francisco pede que as juventudes façam o mesmo.”, afirmou dom Vilsom Basso.


Dom Vilsom Basso junto à juventude do Brasil durante programação da última quarta-feira (02). Foto: JMJ 2023.

Casa Comum

Vivenciando junto à juventude estes dias de intenso aprendizado à luz do cuidado com a casa comum, da ecologia integral, dom Valentim defende que a juventude é o presente e futuro, e a partir dela se constrói o amanhã.


“Maria se levanta e apressadamente vai até o encontro de sua prima Isabel. O lema belíssimo desta jornada mundial da juventude Lisboa recebe os jovens do mundo inteiro porque na verdade a juventude é o presente e o futuro. E o cuidado com a casa comum depende de maneira particular dessa juventude no hoje para o futuro e a reconstrução do amanhã”, evidenciou dom Valentim.

Dom Valentim Meneses e jovens peregrinos de Imperatriz durante trajeto para Lisboa. Foto: Arquivo Pessoal

Papa Francisco

O Papa Francisco chegou à capital portuguesa na manhã desta quarta-feira, 2 de agosto, para dar início aos seus compromissos no país.


Em sua chegada, Papa Francisco foi recebido pelo presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, e por duas crianças que lhe ofereceram flores. Foto: Vatican News

“Nesse momento, o Papa Francisco acabou de chegar a essa cidade para junto com toda a juventude Trabalhar o tema belíssimo dessa jornada mundial que é o Maria levantou-se e saiu apressadamente. Maria vai passo a passo ao caminho do encontro com a sua prima Isabel. Levantar-se e apressar-se. Nós estamos vivendo nesta jornada a temática da ecologia integral, a temática da Fratelli tutti, amizade social, e também aquilo que brota de tudo isto, que é a misericórdia”, afirmou dom Valentim.



Com a colaboração da Pascom Diocese de Imperatriz-MA.



167 visualizações0 comentário

Коментари


bottom of page