• Secom

Igreja no Maranhão se prepara para viver com vocação, graça e missão, o 3º Ano Vocacional

Atualizado: 20 de nov.


Ir Alzeneide, da Congregação das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia (Farinas). Foto: Diocese de Brejo

“Vocação, graça e missão”. Este é o tema do 3º Ano Vocacional do Brasil, inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, e aberto oficialmente neste sábado, dia 19 de novembro, com missa solene no Santuário Nacional de Aparecida. Como lema, a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, responsável pelas ações, escolheu: “Corações ardentes, pés a caminho”.


O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.


O Ano Vocacional tem o objetivo de promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus.


No Regional Nordeste 5 da CNBB, a Igreja no Maranhão, cada diocese terá sua programação de abertura e atividades ao longo do ano, conforme sua realidade. Dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá e presidente do Regional Nordeste 5, destaca que esta será uma oportunidade de renovação.


“Será uma grande oportunidade de renovarmos nossas lideranças, revigorarmos o nosso compromisso e fazermos surgir novos ministérios a serviço da Igreja. Faço votos que esta ocasião sirva para produzir muitos frutos e encorajar nossa Igreja para seguir com fidelidade a sua missão”, incentiva dom Sebastião Bandeira.

Diocese de Grajaú

Com Celebração Eucarística em ação de graças pelo Dia Nacional da Juventude, a diocese de Grajaú realizou a Abertura do Ano Vocacional na tarde do sábado (05/11), na Paróquia Santa Gianna Beretta em Barra do Corda. Após a celebração, foi realizada uma caminhada com os grupos de jovens das paróquias, encerrando com animação, louvor e apresentações no estádio poliesportivo do Colégio Nossa Senhora de Fátima.


Fotos: Pascom Diocese de Grajaú


Arquidiocese de São Luís

A missa de encerramento da 32ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, prevista para às 11h, do dia 20 de novembro (domingo), na Casa de Retiro Oásis, marcará o encerramento do Ano litúrgico, e o início do Ano Vocacional na Arquidiocese.


Neste dia, acontece ainda na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Anil, a partir das 15h, uma programação também voltada à abertura do Ano Vocacional com caminhada, louvor e missa. A iniciativa é dos Frades Capuchinhos, tendo em vista, a importância da vocação para a vida da Igreja e com o intuito de reunir toda a juventude de São Luís, a fim de motivá-los a viver a cultura vocacional e a sinodalidade.


E, no dia 25, às 09h40, o Comise realiza um momento de abertura do Ano Vocacional para os seminaristas no auditório do Instituto de Estudo Superiores do Maranhão – IESMA.


Diocese de Coroatá

A diocese de Coroatá faz a abertura do Ano Vocacional com a ordenação presbiteral do diácono Jaime Lima, no próximo dia 26, às 17h30, na Catedral Nossa Senhora da Piedade.



O Regional Nordeste 5 está se preparando para vivenciar com ânimo este tempo de graça para vida da Igreja. A coordenação regional do Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional interage com todas as dioceses a fim de preparar um ano repleto de atividades de promoção vocacional para a Igreja no Maranhão. Veja a data de abertura em outras dioceses, no quadro acima.


*Com a colaboração das Pascoms das dioceses de Grajaú e Brejo.



43 visualizações0 comentário