Nota publicada por ocasião da páscoa definitiva de dom Sérgio Eduardo Castriani, CSSp, arcebispo emérito de Manaus.
A CNBB Maranhão, Regional Nordeste 5, divulga na tarde desta quinta-feira (4), carta assinada pela presidência do Regional em nome da Igreja no Maranhão endereçada aos bispos de Manaus, e para toda a Arquidiocese que vive "neste tempo de pandemia, de lágrimas e de luto", por tantos "sacerdotes, religiosos e leigos que partiram".
Confira a carta na íntegra!
“Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo. Sabemos que Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também nós com Jesus.” 2 Cor 4,10.14
Prezados irmãos,
Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM;
Dom José Albuquerque de Araújo;
Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, SDB;
Em comunhão com todo o Povo de Deus da Arquidiocese de Manaus e os familiares de Dom Sérgio Eduardo Castriani, CSSp, o Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, expressa a sua oração e o seu sentimento de solidariedade, nesta ocasião da páscoa definitiva deste estimado irmão, para a casa do Pai.
Dom Sérgio por onde passou, deixou o testemunho de sabedoria, lucidez e missionariedade. Mesmo com seu corpo marcado pela doença e sofrimento nos últimos anos de seu ministério episcopal, ele procurava estar presente nos acontecimentos eclesiais, buscando dar o melhor de si para proporcionar vida plena aos povos e a toda querida Amazônia. Foi um testemunho de santidade que no silêncio e na dor quis prolongar a presença de Jesus através de sua Igreja no mundo em que vivemos.
Neste tempo de pandemia, de lágrimas e de luto, vivido tão intensamente na Arquidiocese de Manaus, onde vários sacerdotes, religiosos e leigos partiram, fazemos votos de que o testemunho de Dom Sérgio ajude a reforçar em cada pessoa desta terra a “fortaleza cheia de esperança” que brota da fé na ressurreição de Cristo e ajuda a continuar na missão mesmo quando esta exige sacrifício e oblação.
Com a intercessão de São José, invocamos as bênçãos e o conforto para todos vós.
São Luís, 04 de março de 2021.
Dom Sebastião Bandeira Coelho
Presidente
Dom Jan Kot
Vice-presidente
Dom Rubival Cabral Britto
Secretário
Commenti