• Secom

IESMA: ano letivo 2022 inicia sob nova direção

Atualizado: 7 de fev.

Padre Ivanildo, da diocese de Imperatriz, e padre Clemilton Moraes, arquidiocese de São Luís, assumiram a direção da Faculdade Católica do Maranhão



Momento da passagem da diretoria. Foto: IESMA

Fundado em 1976, o atual Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), tem a missão de formar presbíteros, docentes, pesquisadores e agentes de pastoral com ética e responsabilidade social. O IESMA tem se tornado a cada ano referência nos estudos de filosofia, teologia e ciências religiosas, e desde o início do mês está sob uma nova direção. Os padres Ivanildo Oliveira Almeida e Clemilton Luís Azevedo de Moraes assumiram desde o primeiro dia do mês de fevereiro os cargos de diretor e vice-diretor respectivamente do Instituto, e seguem assim até o ano de 2026.


Padre Ivanildo reflete sobre as expectativas de sua nova missão: “Eu e o padre Clemilton, que é o meu vice-diretor, nós não temos essa expectativa de chegar e fazer uma revolução, de reconstrução do IESMA, o IESMA não estaria nesse ponto de ser reconstruído. O IESMA tem trabalhado, o IESMA tem crescido, o IESMA tem respondido a sua demanda. O nosso interesse é lançar outras plataformas, é lançar o IESMA em uma outra dimensão para que a gente possa fazer com que esse nome apareça cada vez mais. Essas são as nossas perspectivas para esse quadriênio”.


O calendário acadêmico já está pronto e as aulas já iniciaram de forma presencial, seguindo os protocolos de segurança. Segundo padre Ivanildo, a Instituição também está pronta para possíveis mudanças. “Eu estive em reunião de coordenação, me reuni com coordenador de teologia, me reuni com coordenador de filosofia, e nós montamos uma grade eficiente, evidentemente, uma grade que tem nela mesma já essa perspectiva de que se esse evento da pandemia vir assolar com mais força a nossa realidade, automaticamente nós voltaremos para as plataformas digitais”, disse.


A cerimônia de posse da nova diretoria foi antecedida pela santa missa presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís, e concelebrada por dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz, e dom Francisco Lima, bispo de Carolina, além dos demais padres do Regional Nordeste 5 que fazem parte do corpo docente da faculdade.


Por 16 anos, a direção do IESMA esteve sob a condução de padre Abraão Colins, que hoje se despede do cargo, na certeza de que a atual diretoria dará seguimento ao processo de crescimento da Instituição.


Que seja bastante frutuoso o seu trabalho para o bem de todos e para a glória de Deus

“Foram dezesseis anos como diretor geral do Instituto e nesses dezesseis anos foi um período difícil, desafiador, mas de muito aprendizado, e, juntos, coordenando toda a equipe do IESMA, pudemos construir assim, fazer uma boa obra e fazer do IESMA o que ele é hoje. Então, à nova gestão que começa, que são filhos desse trabalho, são filhos do IESMA, desejo muito sucesso e que seja bastante frutuoso o seu trabalho para o bem de todos e para a glória de Deus”, desejou padre Abraão.


A cerimônia de posse, que também foi a abertura do ano letivo 2022, contou com a presença do presidente do Regional Nordeste 5, dom Sebastião Bandeira, além de padres, docentes e discentes da Instituição.


Nova diretoria do IESMA ao lado dos bispos, representantes da SOMACS. Foto: ASCOM IESMA


Sobre o IESMA


O IESMA é uma Instituição Confessional Católica sem fins lucrativos. Foi fundado no ano de 1976 e se chamava Centro de Estudos Teológicos (CET). Em 1984 passou a chamar-se Centro Teológico do Maranhão (CETEMA). Em 1987, pela resolução 199 do Conselho Estadual de Educação, foram reconhecidos os cursos de Ciências Religiosas com licenciatura curta e o de Teologia licenciatura plena, ficando o curso de Filosofia - Bacharelado como livre.


O IESMA é mantido pela Sociedade Maranhense de Cultura Superior (SOMACS), fundada em 1956 com a finalidade de promover a educação e a cultura superior no Maranhão. A SOMACS também é responsável pela criação da Universidade do Maranhão (católica) atual UFMA, em 1958.


O IESMA fica localizado na rua do Rancho, 110, Centro de São Luís.

40 visualizações0 comentário