top of page
  • Secom

IAM e JM do Piauí realizam Congresso com participação dos missionários do Maranhão



Aconteceu de 13 a 15 de outubro, em Oeiras (PI), o Congresso Regional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e da Juventude Missionária (JM), com o tema “Corações ardentes, pés a caminho” e lema “Se o coração não arde, os pés não caminham”.


O encontro contou com a participação de representantes dos movimentos nas oito dioceses do Piauí e foi assessorado pelos secretários nacionais da IAM, irmã Vânia Sousa, e da JM, padre Genilson Sousa. Também estiveram presentes assessores da IAM e jovens da JM do Regional Nordeste 5.


“Precisamos suscitar as diversas forças missionárias, em suas realidades locais, a serem protagonistas da missão. E neste propósito, é extremamente importante motivar a participação de crianças, adolescentes e jovens no anúncio de Jesus Cristo, para um compromisso com a vivência da missão como fonte de espiritualidade e transformação”, disse o bispo de Oeiras, dom Edilson Soares Nobre.



De acordo com o coordenador regional do movimento Juventude Missionária, Felipe Abreu, o congresso buscou aperfeiçoar a caminhada missionária na Igreja do Piauí e a fortalecer a vocação e o engajamento de crianças e adolescentes com a evangelização e a a construção de um mundo cada vez mais fraterno e solidário:


“Nosso objetivo é consolidar a união dos movimentos já que eles são complementares. Foi importante para que a gente pudesse trabalhar essa ideia de continuidade, de serviço conjunto. Foram três dias de convivência e partilha de experiências onde buscamos aprimorar e desenvolver a missão em nossas comunidades, paróquias e dioceses”, completou.

Regional Nordeste 5, presente

A IAM e JM do Maranhão estiveram presentes no 1º Congresso Regional da IAM e JM do Piauí, estado vizinho. Estiveram representando o Maranhão assessores, uma adolescente e jovens da JM, que compartilharam e vivenciaram esse momento de comunhão entre os regionais.


“Uma parceria que vem se concretizando e fortalecendo ainda mais, para essa sinodalidade e troca de experiências, que já se vivencia com a IAM e agora abrindo os caminhos também com a JM”, afirmou Ana Maria, assessora da IAM no Regional Nordeste 5.


Ana Maria esteve no Congresso e ministrou a oficina “A espiritualidade do Assessor”, uma conversa construída a partir de sua própria vivência e espiritualidade, iluminados a partir do texto de Lucas 24, 13-35 (Os Discípulos de Emaús). “Um congresso rico, formativo, com momentos de escuta, reflexão, convivência e construção dos passos da IAM e JM no Regional N4”, concluiu Ana Maria.


Texto: Ryan Andrade - assessor de comunicação do Regional NE4 e Ariana Frós - assessora de comunicação Regional NE5. Fotos: José Paes Landim

44 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page