• Secom

I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: Papa Francisco convida a rezar por todos no domingo, 25

Com informações do Vaticano News


Através de um vídeo especial, Francisco entra em comunhão com avós e idosos de diferentes países, inclusive do Brasil, para rezar juntos a oração oficial do I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado no domingo, 25 de julho. Essa é a grande proposta do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida com o projeto: o mundo inteiro em oração com o Papa. Entre os envolvidos, o bispo mais idoso do planeta, dom Laurant Noël, de 101 anos.


Missa na Basílica de São Pedro


No Vaticano, a data será celebrada com uma missa no domingo (25) a partir das 10h no horário local, 5h no Horário de Brasília. A celebração na Basílica de São Pedro será transmitida ao vivo pelo Vatican News – Rádio Vaticano, com comentários em português. Cerca de 2 mil pessoas da diocese de Roma e de associações engajadas na Pastoral da Terceira Idade vão participar da Eucaristia. Será um grande grupo formado principalmente por avós acompanhados pelos netos, mas, de modo significativo, algumas centenas de pessoas que vão sair pela primeira vez das estruturas onde moram, após mais de um ano de confinamento por causa da pandemia.


Dia Mundial dos Avós no mundo


A jornada em homenagem aos avós também será celebrada nas dioceses e paróquias do mundo inteiro. Segundo o Dicastério, inúmeras iniciativas tomadas pelas comunidades já estão sendo comunicadas à Santa Sé que reitera o convite a todos, em particular aos mais jovens, para honrar a data com atitudes de reconhecimento realizando, talvez no próprio domingo ou nos dias seguintes, uma visita aos avós ou às pessoas idosas sozinhas na comunidade. A oportunidade — enriquecida de indulgência plenária — pode ser uma ocasião para para rezarem juntos a oração especial para a data, entregando, inclusive, a própria mensagem do Papa onde afirma:

“O futuro do mundo está nesta aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los a diante? Mas, para isso, é necessário continuar a sonhar: nos nossos sonhos de justiça, de paz, de solidariedade reside a possibilidade de os nossos jovens terem novas visões e, juntos, construirmos o futuro.”

Confira o vídeo da oração:



8 visualizações0 comentário