top of page
  • Secom

Homo Orans é tema de retiro anual dos diáconos permanentes da Diocese de Caxias do Maranhão

Atualizado: 11 de jan.



Entre os dias 5 e 7 de janeiro de 2024, cerca de 18 diáconos permanentes da Diocese de Caxias do Maranhão reuniram-se em retiro, na zona rural do município de São João dos Patos, povoado Morinhos. “Homo Orans”, que em português significa “Homem em Oração”, foi o tema escolhido para a reflexão com base na publicação do Papa Bento XVI, e foi conduzido pelo vigário episcopal do Vicariato Sul, padre Francielio.


“Tivemos a oportunidade de mergulhar em reflexões sobre Jesus, a Virgem Maria, os salmos e os santos. Tivemos momentos de desertos, o padre nos dava um texto bíblico, para nossa meditação”, afirmou o diácono permanente Givanildo.

O retiro dos diáconos permanentes da Diocese de Caxias é anual e objetiva fortalecer a relação dos diáconos com a oração. Promover a fraternidade e espiritualidade entre os participantes. Além de proporcionar uma troca de experiências e aprofundamento nas práticas religiosas que contribuem para o enriquecimento pessoal e coletivo, haja vista, que cada diácono vive uma realidade.


Segundo o diácono Givanildo, há uma busca por uma intimidade com o Sagrado, promovendo momentos de meditação e comunhão espiritual. “Todas as atividades proporcionaram uma profunda experiência com Jesus. Sempre procurando responder estas três perguntas: Quem sou eu? Onde estou? Onde devo chegar?”, afirmou.


Missão na Diocese de Caxias do Maranhão



A Diocese de Caxias já ordenou 29 diáconos permanentes, entretanto, 25 estão em missão. Dentre estes, dois estão como administradores de paróquias, e os outros estão à disposição do bispo diocesano, dom Sebastião Duarte, participando ativamente em suas paróquias.

31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page