O grupo de Análise de Conjuntura esteve reunido na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), nos dias 26 e 27 de fevereiro. Sob a coordenação do bispo de Carolina, no Maranhão, dom Francisco Lima Soares, o grupo é composto por representantes da docência universitária, de entidades da sociedade e de organismos ligados à Conferência. Da reunião, também participou o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.
Responsável por oferecer, sistemática e periodicamente, uma análise de conjuntura para o episcopado brasileiro, o grupo já ofertou 26 documentos desde sua constituição, em 2019. “A média é que, a cada dois meses, nós tenhamos um documento elaborado, com assuntos variados, desde a área da economia até a área da violência”, explica dom Francisco Lima.
Agora, por exemplo, dom Francisco salientou que o grupo planeja todas as temáticas das reuniões que terão até o final do ano. Além disso, para março, o grupo discute a questão das violências urbana e rural, temáticas que inclusive deverão ser apresentadas aos bispos na próxima reunião do Conselho Permanente da CNBB, nos dias 12 a 14 de março.
O material produzido pelo Grupo de Análise de Conjuntura é fruto de sua reflexão e é oferecido aos bispos, através da presidência da CNBB. Sendo assim, o conteúdo das análises não representa necessariamente o pensamento dos bispos, mas tem por objetivo analisar a conjuntura de forma que a ação evangelizadora aconteça de maneira encarnada, levando em conta as grandes questões da atualidade.
Com informações da CNBB Nacional.
Comentários