“Enquanto na Ucrânia e noutras partes do mundo há combates, e enquanto em certas salas escondidas se planeia a guerra, a JMJ mostrou a todos que outro mundo é possível: um mundo de irmãos e irmãs, onde as bandeiras de todos os povos voam juntas, lado a lado, sem ódio, sem medo, sem fechamentos, sem armas!”, afirmou o Santo Padre, Papa Francisco, durante o balanço da visita a Portugal no âmbito da JMJ Lisboa 2023.
O Papa Francisco esteve em Portugal no âmbito da JMJ Lisboa 2023, que decorreu entre 1 e 6 de agosto e que reuniu jovens dos quatro cantos do mundo, tendo registado cerca de 1,5 milhões de peregrinos na Missa de Envio.
O Regional Nordeste 5 da CNBB também esteve em Lisboa. E, da Diocese de Bacabal foram cerca de 16 peregrinos, entre eles, Dayane Pereira, que participou pela terceira vez da Jornada.
“A JMJ 2023 foi mais um aprendizado e vivência da fé católica em meio a milhares de jovens do mundo todo. Seis dias intensos, muita peregrinação, catequeses, missas, a acolhida do Papa Francisco é sempre emocionante, toda aquela multidão voltada pra um só lugar para ouvir seu pastor falar, e ele enfatizou: ‘A Igreja é para todos, todos, todos!!’. A JMJ Lisboa nos convidou a vivenciar a experiência de Maria, que tendo recebido o anúncio do anjo, ‘levantou-se e partiu apressadamente’ em missão e ao encontro do outro”, lembrou Dayane.
A próxima Jornada Mundial da Juventude vai realizar-se em Seul, na Coreia do Sul, em 2027.
Até, 2027!!!
Comments