top of page
  • Secom

Estudantes do IESMA debatem Inteligência Artificial durante Semana Acadêmica



Por Romário Guimarães – Seminarista da Diocese de Caxias do Maranhão


A Semana Acadêmica do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – IESMA há 34 anos traz à tona discussões relevantes para pensarmos o ser humano, em particular, e à sociedade em geral, no entrelaçamento com questões filosóficas, teológicas e do fenômeno religioso, enriquecendo o debate acadêmico e contribuindo para a reflexão da comunidade ludovicense, tarefa tão fundamental em todos os tempos.


Em sua 34ª edição, a Semana Acadêmica do IESMA teve o prazer de promover o debate sobre Inteligência Artificial (IA), tão em voga em nossos dias, e suas implicações para dimensões ético-política, religiosa, estética, filosófico-epistemológica, psicológica e pedagógica. Nesse sentido, a proposta da Semana Acadêmica foi trazer à luz as questões, nestes mais diferentes âmbitos da vida humana, provocadas pelas mediações e atuações da IA.

Confira mais fotos em nossa rede social: @cnbbne5


A XXXIV Semana Acadêmica foi realizada de 25 a 29 de setembro de 2023, no auditório do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão. O evento contou com uma vasta programação, em destaque duas conferências ministradas por docentes de outras instituições de ensino; quatro mesas redondas, com participação de docentes de outras instituições, abrindo assim a discussão e o debate sobre a Inteligência Artificial nas diversas dimensões; apresentação de comunicações abordando diversas temáticas que foram elaboradas pelos discentes da instituição e apresentados à comunidade acadêmica.


Por fim, houve ainda durante a Semana cinco minicursos ministradas por alguns docentes e discentes do IESMA, abordando o tema da Inteligência Artificial, tanto no campo filosófico, como no campo da teologia, literatura e psicologia.



32 visualizações0 comentário
bottom of page