A Paróquia de São Vicente Ferrer, na Diocese de Viana, realizou sua XXXIV Festa da Bíblia, no povoado São Marcos, no último dia 24 de setembro. A festa contou com a presença de centenas de fiéis, provindos de todas as comunidades dos setores da paróquia.
A festa iniciou com o beijo da Bíblia e em seguida a Santa Missa presidida pelo padre Anderson da Silva Galvão. Em sua homilia, padre Anderson destacou o respeito à integridade e à dignidade do direito à vida a toda pessoa humana, e convidou os presentes a defenderem a vida e dizer não ao aborto.
Na oportunidade, as Irmãs Cristiane e Olivia fizeram uma explanação sobre a Carta de São Paulo aos Efésios, livro refletido neste Mês da Bíblia e utilizado como base de estudo para a realização da Festa da Bíblia.
A programação ainda contou com várias apresentações teatrais realizadas pelos setores da paróquia. A festa foi encerrada com uma gincana bíblica e sorteio da próxima Festa da Bíblia.
“O sentimento é de alegria, do trabalho realizado, até por essa festa é uma das maiores festas na vida da paróquia. Sentimento de compromisso e aprofundamento bíblico. A motivação que fica é sempre do conhecer e estudar melhor a palavra de Deus”, padre Anderson da Silva, pároco da Paróquia de São Vicente Ferrer.
A próxima Festa da Bíblia da Paróquia de São Vicente de Ferrer, que ocorrerá em 2024, será realizada na Igreja Matriz, que compreende o setor Fortaleza.
Como surgiu
A Festa da Bíblia da Paróquia de São Vicente Ferrer, nasceu do desejo do povo Deus, sobretudo com os senhores Lourenço e Gregório. Estes com suas comunidades se reuniram com o objetivo de estudar a palavra de Deus. Todo ano, a paróquia estuda o livro apresentado pela CNBB, em encontros bíblicos trabalhando com o subsídio disponibilizado pela Conferência.
Carta aos Efésios
O Mês da Bíblia de 2023 é dedicado ao estudo da Carta aos Efésios e tem como inspiração o seguinte versículo: “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)”. A Carta aos Efésios, escrita pelo apóstolo Paulo, é uma carta circular dirigida aos cristãos da Ásia menor (hoje Turquia), província romana que tinha Éfeso como capital. Seu conteúdo é uma homilia, destinada a um público mais amplo. A primeira parte da Carta aos Efésios é marcada pelo louvor a Deus. A segunda parte, mais prática, chama os fiéis a vencer o “homem velho”, presa do pecado, e a realizar uma vida nova, iluminada por Cristo. Esta vida nova se efetiva, em primeiro lugar, na família e no matrimônio.
Mês da Bíblia
A Bíblia contém o que Deus quis comunicar aos povos em relação ao seu plano de salvação para a humanidade. Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja propõe o convite a aprofundar nosso conhecimento em relação a esse plano e ao centro da nossa fé: Jesus Cristo. Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o Mês da Bíblia em razão da memória de São Jerônimo, celebrada no dia 30/9. São Jerônimo foi o encarregado por traduzir a Sagrada Escritura para o latim. Essa versão latina recebeu o nome de Vulgata, que significa “popular” em latim.
Fotos: Pascom São Vicente de Ferrer.
Comments