• Secom

Em reunião, Conselho de Pastoral do Regional Nordeste 5 discute caminho para a Sinodalidade

Representantes das pastorais, movimentos e organismos do Regional Nordeste 5, juntamente com Coordenadores Dicesanos de Pastoral, Bispos e a Presidência da CNBB-MA, refletem sobre Sinodalidade, durante reunião online, na última quinta, 27


O Conselho Regional de Pastoral do Regional Nordeste 5 esteve reunido no dia 27 de maio, através de plataforma online, com a presença do clero e de representantes das pastorais, grupos e movimentos. Dentre as pautas discutidas, destaca-se a Sinodalidade e a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.


Na oportunidade, o presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB e bispo de Coroatá, dom Sebastião Bandeira, falou sobre a Sinodalidade na Igreja e convidou todo o Regional a seguir neste mesmo caminho, em busca de uma pastoral de conjunto. Segundo sua etimologia, a palavra Sínodo significa: sýn (junto), hodós (caminho), ou seja, caminhar juntos, reunir-se. Este é o propósito para os próximos anos no Regional.


Caminhar juntos, reunir-se. Este é o propósito para os próximos anos no Regional

Em sua explanação, dom Sebastião frisou os seguintes pontos: fortalecer uma cultura do diálogo, escuta recíproca, discernimento comunitário, espírito de consenso, e comunhão para encontrar espaços e modos de tomar decisões em conjunto, para responder aos desafios pastorais.


Um outro ponto colocado em pauta trata-se da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, que acontecerá de 21 a 28 de novembro de 2021, na cidade do México.


A secretária executiva do Regional Nordeste 5, Martha Bispo, apresentou a Assembleia Eclesial aos presentes, destacando, sobretudo, o Processo de Escuta. “Afirmamos nosso compromisso, como Igreja no Maranhão, de participar do processo através da Escuta das comunidades, povos e pastorais. Este Processo de Escuta finalizará dia 30 de junho, e deve ser realizado através do site da Assembleia Eclesial da América latina e caribe”, pontua.


Outras temáticas também foram pautadas no encontro, como o Ano Regional do Cuidado com a Juventude. Os representantes da Comissão para a Juventude no Regional, presentes na reunião, padre José Alberto e o jovem Fábio Café frisaram a importância deste ano para a evangelização, tendo como prioridade a Juventude em toda ação evangelizadora. Partilharam que por causa da pandemia do COVID-19, a Romaria da Juventude acontecerá no próximo ano em Carolina; e que continuam com encontros, lives, formação e um momento orante através do You Tube.


Dom José Valdeci destacou a 6ª Semana Social Brasileira (SSB), com a temática “Mutirão pela vida por terra, teto e trabalho e o processo da 6ª SSB no Regional, a partir de uma programação mensal até dezembro e a realização do grande momento Regional da 6ª SSB, para o próximo ano. Aproveitou para convidar as Dioceses a entrarem neste processo, como também se alegrou ao saber que muitas já tem uma programação própria para a sua efetivação.


A Ação Emergencial “É Tempo de Cuidar da CNBB foi partilhada pela Cáritas Regional; além das campanhas: Pacto pela Vida e Vida por um fio. E o 27º Grito dos Excluídos, que este ano tem como tema: “Vida em primeiro lugar” e lema “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já!”.


A reunião foi finalizada pelo Conselho Missionário Regional (COMIRE), com benção proferida por dom Sebastião Bandeira.

102 visualizações0 comentário