• Secom

Em encontro, catequistas do Regional NE 5 planejam ações com vista na sinodalidade


No dia 30 de abril de 2022, no Centro de Formação de Barra do Corda, aconteceu a reunião formativa da Catequese do Regional Nordeste 5. Estiveram presentes o bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 5 e o bispo da diocese de Grajaú, dom Rubival Cabral, bem como os coordenadores diocesanos de Catequese de todo o Regional.


O primeiro momento do encontro foi marcado por uma escuta das alegrias e desafios enfrentados pela Catequese de cada diocese durante esse tempo difícil de pandemia. Após a escuta, dom Rubival, falou sobre o processo de sinodalidade dentro da catequese, fazendo referência à conversão pessoal e comunitária, em que a acolhida das diferenças desafia dia após dia.


Nas palavras de dom Rubival, a Catequese precisa entrar na dimensão da sinodalidade, fazendo a experiência do caminhar com Jesus Cristo, acolhendo, escutando e orientando o povo de Deus das dioceses, paróquias e comunidades. Para tanto, é preciso e urgente a experiência da fé, que nasce do encontro pessoal com Jesus e coloca os catequistas e toda a Igreja na condição de discípulos. A missão não pode parar!


A Catequese precisa entrar na dimensão da sinodalidade, fazendo a experiência do caminhar com Jesus Cristo, acolhendo, escutando e orientando o povo de Deus das dioceses, paróquias e comunidades.

Em um segundo momento, fez-se ainda uma avaliação dos trabalhos da Catequese nas dioceses, seguida de planejamento das atividades futuras.


*Com informações e fotos da coordenação da Pastoral Catequética do Regional NEV







227 visualizações0 comentário