top of page
  • Secom

EJCs da Região Nordeste do Brasil se reúnem para estudo das Diretrizes Gerais do Encontro de Jovens

Atualizado: 21 de jun. de 2023


Sob o tema "EJC: Unidade e Sinodalidade", a Arquidiocese de São Luís acolheu, de 16 a 18 de junho, o IV Encontro da Região Nordeste do Brasil com o objetivo de estudar e discutir as Diretrizes Gerais do EJC no Brasil e Texto Base do Manual do EJC no Brasil, visando a elaboração do documento a nível nacional.


O IV Nordestão iniciou na noite da sexta-feira (16), com mensagem de acolhida do arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana. O Primeiro dia de trabalho foi marcada pelo acolhimento dos participantes e por exercícios espirituais conduzidos pelo Frei Fabiano Targino - OFMCap com ponto alto na Adoração ao Santíssimo Sacramento.


A programação do sábado (17), iniciou com a oração inicial e a animadora mensagem de Dom Vilsom Basso, SCJ - Bispo de Imperatriz e presidente da CEPJ da CNBB, refletindo sobre a importância de caminhar juntos à serviço da juventude. A Plenária Geral contemplou a palestra EJC: Unidade e Sinodalidade, conduzida pelo padre Gutemberg Feitosa; e a apresentação do Projeto "Ao seu lado", suas linhas de ações e formas de fazer acontecer a ação evangelizadora entre os jovens, que foi mediada pelo padre Toninho - Assessor Interno da CEPJ da CNBB. Na plenária do Regional NE 5, o trabalho formativo contou com a Assessoria de Fábio Café - Assessor do EJC no Maranhão, e de Delso de Jesus Cardoso, da Paróquia de Nossa Senhora da Glória e São Judas.


Participaram das discussões o os regionais da Região Nordeste, e os regionais Norte 2 e Noroeste da CNBB, estes últimos como convidados.



A manhã do domingo (18) foi reservada para as revisões e encaminhamentos finais do documento que contribuirá para a elaboração do texto final do manual, que será concluído em agosto, na cidade de São Paulo. No encerramento, os padres Lauro Henrique - Diocese de Bacabal; padre Gonçalves - Diocese do Crato/CE; e padre Joelson - Diocese de Viana, concederam a benção e envio dos jovens, assessores e casais articuladores dos EJC´s presentes.


Com informações e fotos de Leydy Sampaio - Equipe EJC Regional NE5.

164 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page