top of page
  • Secom

Dom Vilsom Basso e Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB divulgam carta em agradecimento ao padre João Chagas por trabalho em Roma


Desde 2013, o sacerdote brasileiro atua no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em Roma, como responsável pelo Setor de Juventude e, a partir de 2022, também como chefe de Departamento. O padre João acompanhou por anos todo o âmbito da pastoral juvenil na Igreja, incluindo a organização das Jornadas Mundiais da Juventude e o percurso sinodal com os jovens em 2018, e após mais de 12 anos de dedicação a esses trabalhos vai retornar ao Brasil.

 

Assim que recebeu o comunicado, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Vilsom Basso, em nome de toda a Igreja jovem do Brasil, enviou ao padre uma carta expressando gratidão por tudo o que fez e continuará a fazer pelas juventudes. Leia, abaixo, a carta na íntegra:

 

“Estimado irmão, P. João Chagas,
A Comissão Episcopal para a Juventude juntamente com a coordenação da Pastoral Juvenil, a equipe nacional de comunicação – Jovens Conectados – , unidos aos bispos referenciais dos regionais da CNBB e as juventudes do nosso país, expressamos, através dessa carta, nossa profunda gratidão e reverência pelo seu dedicado serviço às juventudes ao longo de mais de uma década.
À medida em que refletimos sobre a jornada da Pastoral Juvenil do Brasil ao longo do tempo, é notório o seu legado nos encorajando na promoção de uma pastoral juvenil ousada, capaz de ir ao encontro dos jovens na situação em que eles se encontram e cativá-los através da acolhida, do diálogo, da amizade e outras atividades. Como nos diz o Papa Francisco: “Quando te sentires envelhecido pela tristeza, os rancores, os medos, as dúvidas ou os fracassos, Jesus estará ao teu lado para te devolver a força e a esperança” (CV, 2).
Enfim, em nome de toda a Igreja do Brasil, nossa mais profunda gratidão por tudo o que fez e continuará a fazer pelas juventudes. Que o Senhor te conceda a graça de manter sempre a mente esclarecida, a sensibilidade missionária e um coração aberto e cheio de empatia para com as juventudes.
Que Nossa Senhora, interceda junto a seu Filho, o eterno Jovem, para que nossa jovialidade seja sempre renovada através da força da oração (cf. CV, 298) e da abertura aos sinais dos tempos presentes no mundo juvenil (cf. CV, 39-40).
Fraternalmente,
Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz/MA e presidente da Comissão para a Juventude CNBB

 

Foto de capa: 

Padre João Chagas, na foto de capa, está localizado à esquerda, em pé, de cinza, acompanhado da delegação brasileira no Fórum Internacional dos Jovens, em 2019.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page