De 19 a 21 de novembro acontece a última reunião do ano do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Participam, a presidência, bispos presidentes de Comissões Episcopais e bispos Presidentes dos Conselhos Regionais da CNBB.
Na manhã deste primeiro dia, aconteceu a explanação da Análise de Conjuntura do Grupo de Análise de Conjuntura da CNBB – Padre Thierry Linard1, que traz o contexto do resultado das eleições municipais, e foi apresentada por dom Francisco Lima Soares, bispo da diocese de Carolina e secretário do regional Nordeste 5.
Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente do Regional Nordeste 5, também participa dessa reunião. além dos bispos: dom Valdeci Santos, e dom Vilsom Basso, que presidem as comissões para Ação Sociotranformadora e da Juventude, respectivamente.
Perspectivas pós-eleitorais: à espera da esperança
Grupo de Análise de Conjuntura da CNBB – Padre Thierry Linard1.
17 de novembro de 2024, Dia Mundial dos Pobres2.
1 – Introdução
Apresentamos o último texto deste ano de 2024. Estamos perto das conclusões de nossos trabalhos, a serviço da CNBB e da Igreja do Brasil, em torno do desafio permanente que é oferecer análises de conjuntura. É também um tempo de espera. Estamos a nos preparar para o Advento, com a esperança que o nascimento do Menino Jesus nos traz. Estamos atentos e com os olhos voltados aos temas da política, da economia, da cultura, da sociedade, e de tudo que possa a nos ajudar na compreensão dos sinais dos tempos3. Por isso a espera é ativa, pois esperar a esperança nos faz “esperançar”!
Aprecie o texto na íntegra:
Comentários