No último dia 06 deste mês de dezembro, os bispos referenciais do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - IESMA, dom Francisco Lima, dom Gilberto Pastana, dom Evaldo Carvalho e dom Elio Rama, em nome do episcopado maranhense, nas dependências da instituição, no uso da autoridade que lhes competem reconfiguraram a direção desta Faculdade, chancelando o nome do prof. Me. Iran Gomes Brito, como Diretor Geral; e do prof. Me. Clemilton Azevedo de Moraes, como vice diretor.
Sendo assim, a partir desta data, o quadro da direção da instituição fica da seguinte maneira:
Diretor Geral: Prof. Iran Brito;
Vice diretor: Prof. Clemilton Moraes;
Diretora acadêmica: Profa. Henia Vieira Sobrinho;
Coordenador do curso de teologia: Prof. José Francisco Neto;
Coordenadora do curso de filosofia: Profa. Nathalia Salazar;
Coordenadora do curso de ciência da religião: Profa. Maura Lorena;
Coordenador do programa de pós-graduação: Prof. Gutemberg Feitosa;
Coordenador de extensão: Prof. Luís Freitas;
Procuradora institucional: Profa. Ana Maria Marques.
Esta nova direção assume após a saída de padre Ivanildo Oliveira, que foi nomeado bispo de Cametá, no Pará, em abril de 2023. Ele estava como diretor do IESMA desde fevereiro de 2022.
Sobre o IESMA
O IESMA é uma Instituição Confessional Católica sem fins lucrativos. Foi fundado no ano de 1976 e se chamava Centro de Estudos Teológicos (CET). Em 1984 passou a chamar-se Centro Teológico do Maranhão (CETEMA). Em 1987, pela resolução 199 do Conselho Estadual de Educação, foram reconhecidos os cursos de Ciências Religiosas com licenciatura curta e o de Teologia licenciatura plena, ficando o curso de Filosofia - Bacharelado como livre.
O IESMA é mantido pela Sociedade Maranhense de Cultura Superior (SOMACS), fundada em 1956 com a finalidade de promover a educação e a cultura superior no Maranhão. A SOMACS também é responsável pela criação da Universidade do Maranhão (católica) atual UFMA, em 1958.
O IESMA fica localizado na rua do Rancho, 110, Centro de São Luís.
Com informações de Alan Santos.
Comments