top of page
  • Secom

Dioceses do Maranhão recebem a nova tradução do Missal Romano

Atualizado: 1 de nov. de 2023


A CNBB lançou oficialmente a Nova Tradução do Missal Romano no mês de setembro. Foto: CNBB

Em abril, durante a 60ª Assembleia Geral, a Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou o processo de adaptação da Igreja do Brasil à tradução brasileira da terceira edição do Missal Romano.


A nova edição do missal foi aprovada pela Santa Sé, após 19 anos de trabalhos, revisões e traduções feita pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (CETEL). O novo missal traz uma linguagem mais atual e foi inserida as novas festividades nas celebrações litúrgicas da Igreja no Brasil.


O Missal é um dos principais livros litúrgicos, e contém as orações e orientações usadas nas celebrações da missa, com ritos e leituras específicas para cada dia do ano litúrgico.

As comunidades e paróquias de todo o Brasil devem começar a usar a nova tradução missal romano, a partir do 1º domingo do Advento, dia 03 de dezembro.


Diocese de Bacabal

No mês de setembro chegaram os primeiros exemplares da nova tradução do Missal Romano na Diocese de Bacabal. Na Catedral, foi feito a introdução no primeiro dia da festa da Padroeira, Santa Teresinha (19/09), e algumas paróquias da Diocese também já estão utilizando.



Arquidiocese de São Luís do Maranhão

“A Nova Tradução do Missal Romano” foi tema de curso realizado pela Arquidiocese de São Luís do Maranhão, nos dias 28 e 29 de outubro, no Convento das Mercês, no Centro de São Luís. O momento formativo foi assessorado por dom Armando Bucciol, bispo emérito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, regional Nordeste 3 da CNBB.


Dom Armando foi um dos bispos que participaram do processo de Tradução do Missal Romano, membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos - Cetel.


Fotos: Padre Jadson Borba - Arquidiocese de São Luís do Maranhão


Diocese de Grajaú

Na Diocese de Grajaú, também neste final de semana (28 e 29), durante a Santa Missa de abertura da Assembleia Diocesana, dom Rubival Britto realizou a solene entrega da terceira edição típica do Missal Romano aos presbíteros da diocese.


Em tempo

Às dioceses e todo povo de Deus que queiram informar-se mais sobre a terceira edição do Missal Romano, a CNBB oferece um itinerário informativo de aprofundamento. Para mais informações, clique aqui.

30 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page