Em preparação para a grande Romaria da Terra e das Águas do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, as dioceses que compõem a Igreja particular do Maranhão realizam seminários preparativos para incentivar a participação e a importância da Romaria Estadual que já está em sua 14ª edição.
No último final de semana, três dioceses se articularam em seminários locais. Nos dias 17 e 18, a diocese de Coroatá reuniu-se no Sítio Padre Maurício, no município de São Mateus, com um total de 88 participantes, advindas de territórios quilombolas, comunidades tradicionais, agentes de pastorais e movimentos sociais.
Nos dias 18 e 19, a diocese de Brejo reuniu cerca de 100 pessoas e contou com a participação de dom Valdeci Mendes. Já a diocese de Caxias fez sua mobilização através dos zonais 1, 4 e 5, garantindo a participação de cerca de 60 pessoas por zonal.
Um passo importante que acontece nos seminários preparativos é a intensificação da campanha de mobilização para criação da “Proposta de Lei contra a pulverização aérea de agrotóxicos”, que já está na fase de coleta de assinaturas em todas as dioceses do Maranhão.
A Romaria da Terra e das Águas é realizada no Maranhão desde 1986, e tem sido um momento forte de luta, resistência e protagonismo leigo pelo bem de todos e da casa comum.
Confira a seguir a data dos próximos seminários e participe:
1º/06: Arquidiocese de São Luís do Maranhão;
15 e 16/06: Diocese de Balsas;
16/06: Diocese de Pinheiro;
22/06: Diocese de Imperatriz;
Comments