
Na última quarta-feira (05/03) foi realizada a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2025 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano, o tema é “Fraternidade e Ecologia Integral”, e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31).
No Regional Nordeste 5 da CNBB, a Igreja no Maranhão, as dioceses realizam suas aberturas oficiais, conforme sua realidade. Em sua maioria, as aberturas são realizadas no sábado seguinte à Quarta-Feira de Cinzas.
Diocese de Brejo
Na sexta-feira (07/03), a diocese de Brejo realizou um encontro virtual com as lideranças para dar início à Campanha da Fraternidade 2025, na diocese. O momento foi bem participativo com a presença de mais de 40 lideranças.

Arquidiocese de São Luís do Maranhão
A Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizou sua abertura oficial no sábado (08/03), com a presença de cerca de 6 mil fiéis, no Ginásio Georgiana Pflueger, também conhecido como Castelinho, em São Luís (MA). A programação iniciou às 15h, com a chegada das caravanas das mais de 50 paróquias da arquidiocese, compreendendo aproximadamente 6.000 católicos de São Luís, animados para celebrar a fraternidade e a fé católica.
A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de São Luís do Maranhão e presidente do Regional Nordeste 5, dom Gilberto Pastana, concelebrada por dom Xavier Gilles, bispo emérito da diocese de Viana; contou também com a participação de representantes do clero, autoridades civis e católicos de toda arquidiocese.

Na arquidiocese, a celebração de abertura da CF cresce a cada ano, e traz algum gesto concreto. E, neste ano, houve entrega de mudas de plantas, medição arterial e arrecadação de alimentos.
Diocese de Bacabal
Na diocese de Bacabal, o lançamento da Campanha da Fraternidade ocorreu com Missa Solene no Espaço Catedral, pertencente à Catedral Diocesana de Santa Teresinha, no último dia 08 de março. A celebração foi presidida pelo bispo, dom Armando, e contou com a presença do pároco da catedral, padre Lauro Henrique, além de outros padres da forania, que se uniram em oração e reflexão sobre a importância da campanha.

Durante a solenidade, um gesto concreto simbolizou o compromisso da diocese com a causa. A secretaria de Meio Ambiente de Bacabal doou mudas de árvores e estas foram entregues pelas mãos de dom Armando para aos representantes da Pastoral Ecológica, que foi criada como prioridade diocesana. Este ato representa não apenas a ação imediata de plantar, mas também a esperança de que possamos cultivar uma nova relação com a natureza, respeitando e cuidando de todos os elementos criados por Deus.
Diocese de Balsas
Na diocese de Balsas, a celebração aconteceu na Catedral Sagrado Coração de Jesus, e foi presidida pelo bispo diocesano, dom Valentim Fagundes de Meneses. Tradicionalmente, a diocese distribui cofres para ajudar na coleta da Campanha Nacional da Solidariedade.

“Somos chamados cada um, cada uma, a cuidar do espaço aonde você tem o poder para transformar e cuidar da natureza. Nossa casa comum”, declarou dom Valentim Meneses (foto acima).
Por Ariana Frós, com a colaboração da Pascom Regional NE5.
Comments