top of page
  • Secom

Diocese de Pinheiro realiza 1º Encontro Diocesano do ECC



“Sempre Encontrando com Cristo”. Este foi o 1º Encontro Diocesano do Encontro de Casais com Cristo da diocese de Pinheiro realizado no último sábado, dia 06 de julho, na paróquia de Santo Antônio e Almas de Bequimão. O encontro teve a participação de 200 casais, e ficou marcado por ser o primeiro a ser realizado neste formato em todo Regional Nordeste 5 da CNBB.


O 1º Sempre encontrando com Cristo da diocese de Pinheiro teve como tema: “O papel do casal na paróquia!”, e lema: “Há diversidade de atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos!” (1Cor 12,6).


O evento, organizado pelo Conselho Diocesano do ECC, teve objetivo de fortalecer a fé, celebrar o amor e unir-se a todos os casais que já vivenciaram o ECC, em um dia de profunda alegria e reflexão acerca do papel do casal na paróquia, sob a orientação do Espírito Santo.


Participação do bispo diocesano

A abertura do Encontro se deu com a Santa Missa, presidida por dom Elio Rama, bispo diocesano de Pinheiro, e concelebrada pelos padres: Domingos (Catedral de Santo Inácio - Pinheiro); Rui (São Benedito - Pinheiro); Maribelton (São José - Pinheiro); Damasceno (Bequimão); e Natinho (Guimarães). Durante a celebração, dom Elio destacou a importância do leigo na evangelização.


Após a celebração eucarística, aconteceu o painel das pastorais, onde vários coordenadores diocesanos puderam apresentar os objetivos e desenvolvimento de sua pastoral, a fim de que os casais pudessem refletir sobre a sua atuação na Igreja. A explanação do tema central do Encontro ficou por conta do casal diocesano, Santos e Kátia.


Houve ainda um momento de homenagens a todos os casais que já contribuíram e que contribuem com o Serviço Escola ECC na Igreja Particular de Pinheiro, como os ex-casais diocesanos, ex-diretores espirituais diocesanos, casais ligações setoriais e todas as equipes dirigentes das três etapas do ECC.


O Sempre Encontrando foi encerrado com um emocionante banho de rosas. Foi um dia de muita alegria, animação, reflexão e espiritualidade.



Serviço para as famílias da diocese

O ECC é um serviço da Igreja para evangelizar a família, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais. Ele foi implantado na diocese de Pinheiro em 1987, na paróquia Catedral de Santo Inácio de Loyola, através do Pe. Almir Lima Silva, MSC, tendo como Paróquia madrinha: Nossa Senhora da Conceição, do bairro do Anil, da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


"Cremos na Vida, cremos na Família!"

 

Por Arthur Aurélio | Diocese de Pinheiro

51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page