A diocese de Imperatriz aderiu ao “Capacita em Rede”, que é fruto de uma parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), ligado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
O objetivo do projeto é ofertar cursos rápidos, de 50 horas presenciais, com várias frentes de atuação, de formação profissional e tecnológica, para a melhoria na qualidade de vida da população e no combate à fome.
Na diocese de Imperatriz serão disponibilizadas 425 vagas, entre os 19 cursos oferecidos, distribuídos em quatro cidades da diocese: Imperatriz, Senador La Rocque, Buritirana e Açailândia. E contará com capacitações como marketing digital, assistente administrativo, eletricista, cuidador de idoso, manicure e pedicure, entre outros cursos. As inscrições seguem até o dia 28 de julho, domingo.
Nesta terça-feira, 23 de julho, haverá a live de lançamento do projeto, às 19h, com a participação dos principais atores envolvidos na parceria do projeto e a presença de dom Vilsom Basso, bispo diocesano.
Projeto Capacita em Rede
É um projeto do Governo Federal, executado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), financiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, e conta com a parceria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
No Brasil, o Capacita em Rede irá ofertar 19 mil vagas, distribuídas em 30 cursos, em 19 regionais da CNBB, onde as igrejas locais participarão no projeto com a sua capilaridade na mobilização das pessoas, com a identificação das necessidades profissionais locais, com ambiente comunitário/paroquial para a realização dos cursos, com a estrutura de matrículas e os Instituto Federais participam com a contratação dos professores, materiais didáticos e certificação.
Todos os cursos terão aulas teóricas e práticas, além dos certificados de 50 horas serem emitidos pelo Instituto Federal do Sul de Minas. O processo seletivo de estudantes é realizado por meio de edital do IFSULDEMINAS, divulgado em toda a comunidade das paróquias, procurando atingir o maior número de pessoas dentro de cursos que atendam às necessidades locais de mão de obra.
Por Pascom – Diocese de Imperatriz com informações da CNBB e IF Sul de Minas
Comments