top of page
  • Secom

Consep realiza primeira reunião do ano, em Brasília



O Conselho Episcopal Pastoral, Consep, reuniu-se nos dias 6 e 7 de fevereiro, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Participaram a Presidência da CNBB e os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais, como dom Vilsom Basso e dom Valdeci Mendes, bispos do regional Nordeste 5 que coordenam comissões em nível nacional; além de assessores e convidados.


No encontro, os membros trataram sobre as Campanhas da Fraternidade e Evangelização, além de refletirem sobre os avanços nas discussões sobre a temática central da próxima Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada em Aparecida, São Paulo, nos dias 10 a 19 de abril.


Houve ainda uma apresentação de um balanço da visita feita ao Papa Francisco e aos Dicastérios, no Vaticano, em janeiro; e os encaminhamentos do Jubileu 2025, que contou com um evento preparatório em Brasília, com a presença do Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, dom Rino Fisichella.


Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus



Os membros do Consep receberam a visita das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. Na ocasião, fizeram uma oração frente às relíquias, na capela da CNBB, que ficaram expostas durante todo o Consep.


A visita acontece no contexto do aniversário de 150 anos de nascimento de Santa Teresinha, celebrado em 2023. Na programação, as relíquias serão levadas a 70 cidades brasileiras. Em Brasília, a urna foi acolhida em missa presidida pelo arcebispo emérito do Ordinariado Militar no Brasil, dom Fernando José Monteiro Guimarães. O bispo, inclusive, acompanhou a chegada na sede da CNBB.


Capacitação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), ligado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério a Educação, assinaram na tarde desta terça-feira, 6 de fevereiro, no contexto da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), um “Termo de Adesão” que prevê a capacitação de 19 mil pessoas em todo o país por meio do Projeto Capacita em Redes a ser expandido para os 19 regionais da Conferência.


O arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, destacou a beleza do projeto que surgiu inicialmente a partir da Campanha da Fraternidade 2023, desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas em parceria com as dioceses mineiras de Pouso Alegre, Guaxupé e Campanha. “O projeto tem origem na Campanha da Fraternidade, iniciativa muito cara à CNBB, que tem dado muitos frutos ao longo dos 60 anos”, disse.


Juventude



A secretária nacional da Pastoral da Juventude, Wanessa Freire, e a representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Sarah Suzan, estiveram presentes na reunião do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep, no período da manhã, para um momento de fala e apresentação dos trabalhos da juventude. As duas foram apresentadas aos bispos pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, dom Vilsom Basso.

 

4 visualizações0 comentário
bottom of page