top of page
  • Secom

Conselho Regional de Pastoral reúne-se, em São Luís, para alinhar as atividades do Regional Nordeste 5



O Conselho Regional de Pastoral – CERP, do Regional Nordeste 5, reuniu-se, no dia 28 de fevereiro, na Faculdade Católica do Maranhão, para sua primeira reunião do ano. O objetivo do Conselho é ouvir os grupos, pastorais, movimentos e organismos do Regional Nordeste 5 e alinhar as atividades de evangelização da Igreja no Maranhão para o ano de 2024.



Entre as pautas, a escuta das dioceses e pastorais sobre a realidade de cada uma; a Romaria da Terra e das Águas; o Plano de Pastoral; a agenda das prioridades; Campanha da Fraternidade 2024; e o Ano Jubilar: Peregrinos da Esperança.


A reunião iniciou com um momento de oração, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024. Em seguida, o professor Francisco Gonçalves, assessor convidado, apresentou uma análise sócio-política do Brasil e Maranhão. Em sua fala, ele pontuou que “Não mudamos nada sem mobilização social”, ao afirmar que não enfrentamos nada sem mudar a visão.


Professor Francisco Carvalho, assessor convidado, apresentou uma análise sócio-política do Brasil e Maranhão.

Romaria da Terra e das Águas

A 14ª edição da Romaria da Terra e das Águas vai ser realizada nos dias 02 e 03 de agosto, na diocese de Viana (Santa Inês e Pindaré Mirim). “Territórios livres das cercas, dos trilhos e do agronegócio”; e “Vou plantá-los no seu chão, de modo que nunca mais sejam arrancados de sua terra” (Amós 9, 15), é o tema e lema dessa edição.


Antecedendo a Romaria, acontece de 7 a 9 de junho o Seminário Estadual contra os agrotóxicos. Para este, faz-se necessária a inscrição de cinco pessoas por diocese, no com uma taxa no valor de R$ 100,00 por pessoa.


O período da manhã foi encerrado com um breve estudo sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).


Jubileu da Esperança

Já na parte da tarde, foi apresentada a cartilha da CF 2024 elaborada pelo regional, com destaque para o número expressivo de exemplares vendidos, foram cerca de 40 mil livros impressos.


Como um dos participantes do evento nacional em preparação para o Jubileu da Esperança, padre Luzimar apresentou um breve resumo sobre o evento preparativo para o Jubileu, e pontuou o calendário de atividades que ocorrerão nos próximos meses. Enfatizou ainda que as dioceses podem organizar também algo mais regional e característico.


Plano Pastoral do Regional NE5

Para as prioridades escolhidas a serem trabalhadas nos próximos anos no Regional Nordeste 5 foi escolhidos coordenadores para cada uma das prioridades presentes no Plano de Pastoral. Confira a seguir quem coordena cada uma das quatro prioridades:


  • 1.Formação Discipular: Comissão Regional Bíblica-Catequética e Coordenadores Diocesanos e pastoral (Formação nos Sub-regionais). Bispos Referenciais: Dom Rubival Cabral Britto, dom Elio Rama, dom Jan Kot

  • 2. Cuidado com a CASA COMUM: Articulação Regional das Pastorai Sociais/REPAM. Bispos Referenciais: Dom José Valdeci Santos Mendes, dom Francisco Lima Soares, dom Evaldo Carvalho dos Santos

  • 3. Cuidado com a JUVENTUDE: Comissão Regional das Juventudes. Bispos Referenciais: Dom Vilsom Basso, dom Sebastião Bandeira Coêlho, dom Valentim Fagundes de Meneses

  • 4. Liturgia: Comissão de Regional de Liturgia. Bispos referenciais: Dom Sebastião Lima Duarte, dom Gilberto Pastana de Oliveira, dom Armando Martin Gutiérrez.


Membros do CERP reunidos para foto oficial.

Sobre o CERP

O Conselho é coordenado pelo presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB, dom Gilberto Pastana, assessorado pela secretária executiva, Martha Bispo. Participam todos os coordenadores de Pastoral das dioceses, e dos representantes das pastorais em nível regional e dos organismos subsidiários (cf. Art. 26 do Regulamento do Conselho Episcopal Regional – CONSER – NE 5), e mais um bispo do Conselho Episcopal Regional - CONSER, sendo nesta edição representado por dom Sebastião Bandeira, bispo diocesano de Coroatá.


Fotos: Vinícius Santos e Ariana Frós.

125 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page