top of page
  • Secom

XXIII Congresso Nacional do ECC inicia nesta sexta-feira, 14, em São Luís (MA)


Com o objetivo de mostrar aos casais que vivenciaram o Encontro de Casais com Cristo – ECC, a importância do matrimônio como dom de Deus, para fortalecer a família, esteio de sustentação da sociedade, à Luz do Evangelho e do Magistério da Igreja, o Regional Nordeste 5 acolhe o XXIII Congresso Nacional do ECC.


O Congresso Nacional do ECC acontece a cada quatro anos, e para esta edição, a capital São Luís foi escolhida como sede do Congresso que inicia nesta sexta-feira, 14 de julho, e segue até o domingo, 16 de julho, no Multicenter Sebrae.


Esta edição do Congresso tem como tema: “Matrimônio dom de Deus, um caminho para a santidade”; e lema: “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu”, retirado do evangelho de Mateus, capítulo 19, versículo 6.


Participam do Congresso presencialmente: o diretor espiritual nacional do ECC, casais da secretaria nacional, diretores espirituais e casais regionais, juntamente com diretores espirituais e casais (arqui)diocesanos de todas as dioceses do Brasil. Aguarda-se um total de 13 pessoas por regionais, além de casais convidados.


Missa de Entrega

Na noite, da última quinta-feira (13/07) aconteceu a missa de entrega do XXIII Congresso Nacional do ECC, na Igreja Matriz da Paróquia São João Calábria, presidida por padre Crizantôneo Silva, diretor espiritual do ECC, na Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Parte da programação vai ser exibida de forma online, através do canal no YouTube do XXIII Congresso. Confira aqui.


Casal Concita e Marcos Cruz, coordenador geral do XXII Congresso do ECC durante missa de entrega.

Para melhor preparar este evento, a coordenação do Congresso estima que mais de 300 pessoas compõem as equipes de trabalho do Congresso, que são coordenados pelo casal Concita e Marcos Cruz. “Nós vamos refletir sobre o matrimônio dom de Deus, caminho para a santidade. O povo do Maranhão está de coração aberto esperando por todos vocês”, afirmou Concita e Marcos Cruz.


Entre os palestrantes estão os bispos: dom Gilberto Pastana, arcebispo da Arquidiocese de São Luís Maranhão, anfitrião do evento, com a temática principal do Congresso; e dom Adair José Guimarães, da Diocese de Formosa (GO), e assistente eclesiástico nacional do ECC; além de casais dos demais regionais da CNBB. Ao todo, serão quatro palestras, além de momentos de orações, reflexões e santa missa.



Sobre o ECC

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo de inculturação e da evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrados na Pastoral de Conjunto da (Arqui)Diocese.


Segundo o casal coordenador regional, Andrey e Edicleia, da Paróquia de são Sebastião, em Codó-MA: “Hoje, já temos no Brasil, mais de 4 milhões de casais que já vivenciaram o Encontro de Casais com Cristo”, afirmam.


Oração do Congresso
Deus Pai, Filho e Espírito Santo, conduza-nos na preparação e realização do XXIII Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo para levarmos as famílias a entenderem que o matrimônio é dom de Deus e caminho para a santidade, pois o que o Senhor uniu o homem não separe.

Santíssima Virgem Maria, Nossa Senhora da Vitória, intercedei, ó Mãe querida, junto a seu Filho Jesus por este Congresso. Animai e fortalecei o nosso esforço para trabalharmos iluminados pelos valores da fraternidade e da gratuidade para que sejamos fiéis no compromisso missionário de discípulos/as. Amém
511 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page