top of page
  • Secom

Comunidade Quilombola realiza celebração em memória de Edvaldo Pereira Rocha, nesta quinta (05)


A comunidade Quilombola Jacarezinho, na Paróquia São Benedito, município de São João do Sóter, na diocese de Caxias-MA, realiza nesta quinta (05), às 10h, a celebração em memória do líder quilombola Edvaldo Pereira Rocha.


A celebração ocorre sete dias depois do assassinato de Edvaldo Rocha. A diocese de Caxias, através da Sala da Cidadania, realiza este momento em memória de Edvaldo e de tantos outros quilombolas que tiveram suas vidas interrompidas por conta dos conflitos agrários.


Relembre

Na tarde da última sexta-feira de abril, dia 29, Edvaldo Pereira Rocha, líder quilombola, foi assassinado com oito tiros por dois pistoleiros na frente de seus familiares. A principal motivação para o crime é decorrente dos conflitos agrários, por posse de terra e também pelo desmatamento na região. Edvaldo Pereira é o 7º quilombola assassinado no Maranhão em menos de dois anos. Na ocasião o bispo de Caxias, dom Sebastião Duarte, emitiu nota de solidariedade:


“Mais um sinal da resistência dos povos tradicionais e da prepotência dos gananciosos, latifúndio e projetos que matam por lucro, sem ver o ser humano.”

Segundo a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão, o processo administrativo para a titulação do território quilombola é de responsabilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), autarquia federal, mas no momento ainda não foi concluído, embora já exista laudo antropológico que previamente definiu os limites das terras historicamente pertencentes à comunidade.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page