top of page
  • Secom

Começou! Manaus (AM) acolhe o 5º Congresso Missionário Nacional


Nesta sexta-feira (10/11) teve início o 5º Congresso Missionário Nacional, com o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e como lema “Corações ardentes, pés a caminho”. O 5º Congresso acontece até o dia 15 de novembro, na Arquidiocese de Manaus (AM), é uma realização das Pontifícias Obras Missionárias, em preparação ao 6º Congresso Americano Missionário (CAM 6), a ser realizado de 19 a 24 de novembro de 2024, em Porto Rico.


O Regional Nordeste 5 levou uma delegação com cerca de 30 representantes, e o bispo referencial para ação missionária, dom Valentim Meneses. Participa ainda dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, presidente do Regional Nordeste 5 e presidente da Comissão para Amazônia.


Ambos enviaram mensagens falando de suas expectativas para o Congresso:


Pelo Nordeste 5, participam os seguintes organismos: Santas Missões Populares – SMP, Setor Juventudes - SJ (PJ), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Conselho das Religiosas do Brasil (CRB), Conselho Regional dos Diáconos Permanentes (CRD).


“As expectativas são as melhores em saber que a Igreja no Brasil se prepara para viver mais uma vez essa experiência tão bonita. O 5º Congresso Missionário Nacional, reunirá missionários e missionárias de todo o Brasil entre os dias 10 a 15 de novembro de 2023. O tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema o “Corações ardentes, pés a caminho” serão inspiradores para esse importante encontro”, disse Maria Pereira, coordenadora do Conselho Missionário Regional (COMIRE).
Maria Pereira, coordenadora do Conselho Missionário Regional (COMIRE) está colaborando na organização do 5º Congresso Missionário.

Amazônia

A escolha da região Amazônica para receber o Congresso, tem a intenção de descobrir novos caminhos de atuação missionária a partir da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia. Desta forma, o CMN busca garantir a opção preferencial pelos pobres, como Igreja em saída nas periferias existenciais e geográficas, celebrando a caminhada missionária da Igreja no Brasil.



O 5º Congresso Missionário Nacional não quer ser um evento, mas um processo que tem o objetivo de impulsionar um novo ardor missionário nas Igrejas locais. Isto se realiza, produzindo reflexão missiológica com um texto base orientador, simpósios, fóruns e congressos regionais.


Vamos juntos viver essa grande novidade para as Igrejas locais da América e do Brasil.

41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page