Nesta sexta-feira (10/11) teve início o 5º Congresso Missionário Nacional, com o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e como lema “Corações ardentes, pés a caminho”. O 5º Congresso acontece até o dia 15 de novembro, na Arquidiocese de Manaus (AM), é uma realização das Pontifícias Obras Missionárias, em preparação ao 6º Congresso Americano Missionário (CAM 6), a ser realizado de 19 a 24 de novembro de 2024, em Porto Rico.
O Regional Nordeste 5 levou uma delegação com cerca de 30 representantes, e o bispo referencial para ação missionária, dom Valentim Meneses. Participa ainda dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, presidente do Regional Nordeste 5 e presidente da Comissão para Amazônia.
Ambos enviaram mensagens falando de suas expectativas para o Congresso:
Pelo Nordeste 5, participam os seguintes organismos: Santas Missões Populares – SMP, Setor Juventudes - SJ (PJ), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Conselho das Religiosas do Brasil (CRB), Conselho Regional dos Diáconos Permanentes (CRD).
“As expectativas são as melhores em saber que a Igreja no Brasil se prepara para viver mais uma vez essa experiência tão bonita. O 5º Congresso Missionário Nacional, reunirá missionários e missionárias de todo o Brasil entre os dias 10 a 15 de novembro de 2023. O tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema o “Corações ardentes, pés a caminho” serão inspiradores para esse importante encontro”, disse Maria Pereira, coordenadora do Conselho Missionário Regional (COMIRE).
Amazônia
A escolha da região Amazônica para receber o Congresso, tem a intenção de descobrir novos caminhos de atuação missionária a partir da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia. Desta forma, o CMN busca garantir a opção preferencial pelos pobres, como Igreja em saída nas periferias existenciais e geográficas, celebrando a caminhada missionária da Igreja no Brasil.
O 5º Congresso Missionário Nacional não quer ser um evento, mas um processo que tem o objetivo de impulsionar um novo ardor missionário nas Igrejas locais. Isto se realiza, produzindo reflexão missiológica com um texto base orientador, simpósios, fóruns e congressos regionais.
Vamos juntos viver essa grande novidade para as Igrejas locais da América e do Brasil.
Comments