top of page
  • Secom

Com Dia dos Pais, a Igreja inicia a Semana Nacional da Família



Neste domingo do dia dos pais, 13 de agosto, a Igreja Católica no Maranhão em consonância com a Igreja no Brasil realizou a abertura da Semana Nacional da Família. A Semana acontece exatamente no segundo domingo de agosto, que é dedicado à vocação matrimonial.


Nas 11 dioceses e na Arquidiocese de São Luís, as iniciativas de divulgação da Semana, que ocorre de 13 a 19 de agosto, tomaram forma para incentivar a vocação ao matrimônio. Joimar e Lourdinha, casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 5, destacam a importância da semana:

“Entendemos que a família é uma fonte de vocações onde este ano vamos trabalhar o tema ‘família: fonte de vocações’. Este é um tempo de reflexão de oração e de compromisso para fomentar, cultivar a e fortalecer os valores cristãos nas famílias para que possam surgir mais vocações. Muitas são as formas de poder trabalhar esta semana sendo importante que as famílias, as comunidades, as paróquias se preparem para abordar o assunto”, afirmou o casal Joimar e Lourdinha.

Joimar e Lourdinha, casal coordenador regional da Pastoral Familiar, durante missa de envio da Semana Nacional da Família 2023 na Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Foto: Antônio Mota Neto | Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

O casal ainda incentiva o uso do subsídio Hora da Família, que traz todo roteiro de preparação para os encontros e desejam uma frutuosa semana para todos.

“O livreto Hora da Família nos ajuda bastante a celebrar essa semana, por isso pedimos que o Espírito Santo nos conceda sabedoria para que saibamos testemunhar com alegria e esperança a nossa vocação de ser família e também a partir da família possamos frutificar vocações para toda a Igreja”, destacou Lourdinha.


A seguir, confira as atividades realizadas para iniciar a Semana Nacional da Família pelas dioceses do Maranhão:


Arquidiocese de São Luís do Maranhão

Foto: Antônio Mota Neto | Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão..

Em São Luís, a abertura da Semana Nacional da Família aconteceu na noite da quarta-feira (9), na Catedral Nossa Senhora da Vitória, Centro, com a Missa de Envio presidida pelo padre Orlando Ramos, diretor espiritual da Pastoral, a Missa foi antecedida de Adoração Eucarística e reuniu casais de diversas foranias da Arquidiocese.


Diocese de Imperatriz

A programação da Semana Nacional e Municipal da Família 2023 na diocese de Imperatriz foi lançada no último dia 10 de agosto. Em Imperatriz, iniciou no sábado, dia 12 de agosto. Durante a semana haverá campanhas de doação de Sangue no Hemomar. Na quinta-feira (17/08) haverá Tribuna Popular na Câmara de Vereadores e o encerramento será no sábado (19/08), às 17h, com missa na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Imperatriz, onde logo a após a celebração seguirá em procissão até o Ginásio da Paróquia São Francisco, encerrando com apresentações e o Show Vocacional com o cantor Naldo José.


Diocese de Brejo


A Diocese de Brejo realizou a missa de envio da semana nacional da família no último sábado, dia 12/08, na Paróquia Cristo Rei, em Chapadinha – MA. Os agentes organizaram ainda uma capelinha com a Sagrada Família que será conduzida até as famílias que serão visitadas neste período.


Diocese de Bacabal


A Diocese de Bacabal realizou também no sábado, 12/08, uma grande caminhada garantindo a abertura das atividades da Semana Nacional da Família na Diocese. Esta é a VI edição da Caminhada das Famílias.


Diocese de Coroatá

Na Diocese de Coroatá, a abertura ocorreu no dia 06 de agosto, na Paróquia de São Sebastião, em Vargem Grande (MA), com uma carreata e momento formativo.

34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page