top of page
  • Secom

Com aprovação dos bispos do Regional Nordeste 5, o IESMA agora é oficialmente reconhecido como Faculdade Católica do Maranhão


A mesma faculdade, com a mesma visão e valores, agora com novo nome e nova identidade visual que se aproxima da comunidade acadêmica de forma coerente e atrativa



Fachada da Faculdade Católica do Maranhão, atualmente passando por reformas. Foto: Ariana Frós

Com a missão de formar presbíteros, docentes, pesquisadores e agentes de pastoral com ética e responsabilidade social, o IESMA tem se tornado a cada ano referência nos estudos de filosofia, teologia e ciências religiosas no Maranhão.


Entretanto, desde que a nova direção assumiu a administração do Instituto, diversas mudanças veem acontecendo, agora, a mais nova mudança foi no nome da Instituição. O Instituto de Estudo Superiores do Maranhão, IESMA, agora é oficialmente Faculdade Católica do Maranhão - FCMA.


O novo nome da Instituição foi aprovado pelos bispos do Regional Nordeste 5, na última privativa que aconteceu de 15 a 18 de janeiro. Vale a pena ressalta que os bispos do regional NE 5 são os responsáveis pela Faculdade, através da Sociedade Maranhense de Cultura Superior - SOMACS.

Segundo padre Iran Brito, atual diretor da Faculdade Católica do Maranhão, a Faculdade Católica do Maranhão deseja como qualquer outra, dizer da sua missão. Porém, ela possui um modo próprio de se expressar: sempre e a partir dos valores do Evangelho de Jesus Cristo. “Para comunicar a sua missão, ela precisa ir ao encontro dos seus interlocutores, de forma coerente e atrativa. Para tanto, forma e nome contam no mundo do marketing, razão pela qual agora ela assume o nome fantasia: Faculdade Católica do Maranhão, em detrimento de Instituto de Estudos Superiores do Maranhão”, afirmou.


O processo de mudança do nome levou um tempo, foi feito com planejamento e escuta de todos os envolvidos diretamente com a instituição. “Entre os meses de dezembro e janeiro, foram feitas discussões entre membros da direção, do corpo docente, da OSIB e dos próprios bispos, para finalmente chegarmos à decisão de que, daqui para frente, nos proclamamos como instituição de ensino, Faculdade Católica do Maranhão, mantendo o que sempre somos: instituição confessional e sem fins lucrativos”, destacou padre Iran Brito.


Nova Identidade Visual


Um novo nome requer ainda uma nova identidade visual. E, compreendendo as novas exigências, os sinais dos tempos, e visando sempre aproximar-se das ideias de sua mantenedora a SOMACS, o conselho Superior da Instituição lançou uma nova identidade visual para a Faculdade Católica do Maranhão.


Pensado para dar destaque a promoção da cultura superior nestes quase 70 anos da SOMACS, a logo incorpora como símbolo, um recorte do Estado do Maranhão e projeta nele a Cruz. O objetivo é apresentar o protagonismo da instituição e sua referência em todo o estado do maranhão, que se dá principalmente através da educação, graças ao seu legado e aos seus princípios.


As redes sociais da Faculdade, assim como o site oficial, também passaram por mudanças, e agora o perfil oficial da Instituição no Instagram é @faculdadecatolicama_oficial


Histórico


Escadas que dão acesso à recepção da Faculdade Católica do Maranhão. Foto: Ariana Frós

O IESMA por muitos anos se consolida no Maranhão como uma Instituição Confessional Católica sem fins lucrativos. Foi fundado no ano de 1955 e refundado no ano de 1976, se chamava Centro de Estudos Teológicos - CET. Em 1984 passou a chamar-se Centro Teológico do Maranhão - CETEMA. Em 1987 pela resolução 199 do Conselho Estadual de Educação foram reconhecidos os cursos de Ciências Religiosas com licenciatura curta e o de Teologia licenciatura plena, ficando o curso de Filosofia - Bacharelado como livre.


Em 12 de julho de 1999, por ocasião do pedido de Credenciamento Federal, o MEC pediu a mudança do nome de Centro para Instituto de modo que em 22 de maio de 2002 pela portaria MEC 1521, foi credenciado no Sistema Federal de Ensino. Com a portaria 1522 transformou a licenciatura em Ciências Religiosas para Bacharelado. Em 03 de fevereiro de 2005 foi autorizado o Curso de Filosofia na modalidade licenciatura plena.


É mantido pela Sociedade Maranhense de Cultura Superior - SOMACS, fundada em 1956 com a finalidade de promover a educação e a cultura superior no Maranhão. Em 1958 a SOMACS criou a Universidade do Maranhão(católica) atual UFMA.


Hoje, o IESMA é a Faculdade Católica do Maranhão - FCMA, entrando também no rol do desenvolvimento do ensino católico no Maranhão e oferece cursos de graduação e pós-graduação (inclusive no formato online), e a aula inaugural da Faculdade Católica do Maranhão está prevista para o dia 05 de fevereiro.

 

Para mais informações sobre os cursos, acesse o site da Faculdade, clicando aqui.


E siga no Instagram: @faculdadecatolicama_oficial

27 visualizações0 comentário
bottom of page