top of page
  • Secom

Coleta da Solidariedade: saiba o que é e como doar

No próximo domingo, dia 02/04, a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos. Esta celebração litúrgica faz memória à entrada de Jesus Cristo à cidade de Jerusalém. Nesta celebração, a Igreja Católica no Brasil incentiva a Coleta Nacional da Solidariedade, que contribui para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).


Dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB, convida toda a Igreja no Maranhão a dar sua contribuição, confira:


A coleta da solidariedade é o gesto concreto de oferta da Campanha da Fraternidade que consiste na doação, de qualquer valor em dinheiro, depositada nos envelopes próprios da coleta, confeccionados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É a partir deste gesto, que a CNBB consegue ajudar as dioceses a conduzirem projetos sociais pelo Brasil, promovendo a dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena.


O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é “Fraternidade e Fome” e o lema: “Dai-lhes vós mesmo de comer (Mt 14.16).



O FNS se concretiza assim:

1. Com a partilha de todos os cristãos católicos

2. Cada Diocese envia 40% ao FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE e os outros 60% para a Diocese realizar projetos de acordo com a CF atual.

3. O FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE - FNS, recebe a partilha de todas as Dioceses do Brasil, e partilha este recurso através de projetos para Pastorais, Dioceses, Entidades de todo Brasil para aplicarem a partir da Temática da CF.


Coleta de Solidariedade

O Fundo Nacional e o Fundo Diocesano de Solidariedade destinam-se ao atendimento de ações e projetos sociais em território brasileiro. A aplicação dos recursos obedece rigorosamente aos eixos determinados em edital publicado a cada ano, bem como aos aspectos técnicos, administrativos e jurídicos. Exige ainda o acompanhamento das realidades sociais e humanitárias, da legislação brasileira e das orientações doutrinais da Igreja Católica no Brasil. O FNS disponibiliza a prestação detalhada de contas dos projetos, por meio do portal da transparência, no site: fns.cnbb.org.br .

735 visualizações0 comentário
bottom of page