top of page

CF 2025, Ano Jubilar, e Plano Regional de Pastoral foram pautas da 1ª reunião do Conselho Regional de Pastoral da Igreja no Maranhão



Nos dias 13 e 14 de março aconteceu a primeira reunião do Conselho Episcopal Regional de Pastoral – CERP, na Faculdade Católica do Maranhão, na capital São Luís. Participaram deste encontro, todos os coordenadores diocesanos, e os coordenadores das expressões missionárias pertencentes à Igreja Católica no Maranhão, sob a coordenação do presidente do Regional Nordeste 5 e arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana.

Partilhar e ver os desafios das outras dioceses é o que destaca padre Luzimar Fonseca, coordenador de pastoral da diocese de Caxias do Maranhão.


“A importância é poder partilhar e ver os desafios das outras dioceses, mas também coletar informações que possam ajudar na diocese de Caxias. Então, esta missão de estarmos partilhando ajuda muito a nos entendermos. E, também esse alinhamento em nível de Maranhão facilita para fazer um trabalho conjunto”, afirmou padre Luzimar.


Entre as pautas desta primeira reunião do ano estão reflexões sobre a Campanha da Fraternidade 2025; o Ano Jubilar "Peregrinos de Esperança", e a revisão do Plano Regional de Pastoral 2023-2025.


Sobre esta última pauta, padre Luzimar aponta as experiências realizadas na diocese de Caxias: “Na diocese de Caxias, do ponto de vista do Pilar do Pão, foi feita a organização da liturgia. Já no campo da juventude está sendo organizada a questão de uma romaria da juventude na diocese, incluindo também o jubileu da esperança. Quanto a ação missionária, está sendo organizada o tríduo de nível zonal. Nas questões sociais, tem sido trabalhado muito a questão da organização dos núcleos sociais que a diocese já tem”, elencou.


Padre Nilton Lima, coordenador de pastoral da diocese de Viana, participa pela primeira vez da reunião do conselho regional de pastoral, e para ele é muito importante esse momento.


Sobre o Ano Jubilar "Peregrinos de Esperança", a diocese de Viana, assim como as demais dioceses já tem sua programação pré-definida, padre Nilton cita algumas iniciativas como a Chama da Esperança Diocesana:


“Uma iniciativa que nós chamamos de chama da esperança diocesana, que é uma ideia de fazer a unidade na diocese, então uma grande vela, que será acesa no domingo de páscoa. E que irá peregrinar por todas as paróquias da diocese. O bispo também decidiu que nas grandes celebrações, nos Jubileus, nas peregrinações, que se faça algo como coleta de alimentos ou coleta de ofertas para doações dos mais necessitadas da diocese”, afirmou padre Nilton.


Elsilene Lima, vice coordenadora da Pascom MA, também participou pela primeira vez do Conselho Episcopal Regional de Pastoral – CERP, e, para ela, foi uma oportunidade enriquecedora e de grande responsabilidade.  falou sobre suas impressões da reunião:


“Momentos como este são fundamentais pois fortalecem a nossa unidade nos ajuda a compreender os desafios pastorais do nosso tempo e também a traçar caminhos para uma evangelização mais próxima da realidade nosso povo sempre à luz do Evangelho”, pontuou Elsilene.



O encontro também foi marcado pela partilha das diversas realidades pastorais, abordando ações, desafios e alegrias vividas em nossas comunidades, além da apresentação da agenda pastoral do Regional NE5 para 2025.


Pulverização Aérea de Agrotóxicos

Os representantes pontuaram a retomada da campanha de coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular contra a pulverização aérea de agrotóxicos. A mesma necessita de mais de 10mil assinaturas, cerca de 5% do eleitorado maranhense.


O estado do Maranhão coleciona um histórico de crimes contra o meio ambiente, entre eles, o aumento do número indevido do uso de agrotóxicos que atingem principalmente as comunidades e povos tradicionais, e por isso a Igreja no Maranhão se mobiliza nessa ação.


ADVENIAT Brasil

Um agradecimento especial ao leigo Norbert Bolte, responsável pela ADVENIAT Brasil, que representou as ações de caridade vindas da Alemanha em apoio às iniciativas sociais e evangelizadoras da Igreja no Maranhão, fortalecendo o compromisso com a solidariedade e a dignidade humana.

CF 2025

As reflexões sobre a Campanha da Fraternidade ficaram sob a condução do padre João Maria. Na oportunidade, fez uma retrospectiva ao longo da história da campanha da fraternidade, perpassando sobre ética e comportamento social. Deixando uma pergunta a todos: Como Igreja, como estamos inseridos nessas lutas?


Neste sentido, dom Gilberto fez algumas reflexões: o que estamos vivendo e o que a fé nos pede? Como estamos vivendo a CF em nossas paróquias? Nas dioceses? E como estamos trabalhando em nosso regional a CF?


À seu pedido, a Igreja no Maranhão deve aproveitar este momento oportuno para realizar encontros entre os agentes, sendo uma Igreja em saída.

Comments


PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page