• Secom

CELAM reafirma seu “compromisso de serviço a toda a Igreja Latino-Americana e do Caribe”



No final da Assembleia Extraordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), realizada de 11 a 14 de julho em Bogotá, na Colômbia, os participantes enviaram uma Mensagem ao Povo de Deus, reafirmando seu “compromisso de serviço a toda a Igreja Latino-Americana e do Caribe”.


Como vivemos em “novos tempos que exigem novas respostas”, como afirma o Papa Francisco, “este é o tempo favorável para fortalecer nosso encontro pessoal com Jesus Cristo na realidade do continente e no coração da Igreja”.


Acabar com o clericalismo e todo tipo de abuso

“Precisamos de uma espiritualidade com os olhos abertos”, enfatiza a mensagem, convidando a uma contemplação de Deus que não seja asséptica ou distante, mas de “uma sensibilidade aberta à dor e às alegrias de nossos povos”.


“Queremos ser uma Igreja que proclame o Evangelho da Vida com audácia e criatividade, especialmente nos ambientes mais difíceis e esquecidos do continente”, afirmam os participantes da Assembleia do Celam. “É tempo de crescer na vida fraterna e pôr fim ao clericalismo e a todo tipo de abuso.”


Participação dos leigos e sua relevância nas decisões

Em seguida, eles enfatizam seu desejo de ouvir também vozes incômodas e de criar espaços e estruturas que incentivem a participação, particularmente das mulheres e dos jovens.


“Queremos incentivar a consulta e o discernimento comunitário, abrindo-nos cada vez mais à participação dos leigos e à sua relevância na tomada de decisões”, lê-se na mensagem.


Por uma Igreja pobre para os pobres

Que o sangue de Santo Oscar Romero e dos mártires latino-americanos, alimente a coragem e o compromisso pela justiça na construção de um continente fraterno, espera a mensagem, que reafirma a opção preferencial pelos pobres, por denunciar tudo o que fere sua dignidade e por ser “uma Igreja pobre para os pobres”, repensando nosso estilo de vida, nossa língua e nossas estruturas eclesiais.


O último ponto da mensagem é dedicado à cultura do encontro. “Uma Igreja capaz de dialogar com todos, sem perder nossa identidade cristã e católica, lançando pontes para construir uma autêntica ‘fraternidade’ entre os seres humanos. Encorajamos uma cultura do encontro para que, em tempos de guerra, nossa região possa ser um espaço de paz.”


Bênção e inauguração da nova sede do Celam

A Assembleia Extraordinária do Celam foi aberta com a bênção e inauguração das novas instalações na sede do Celam em Bogotá.


A agenda dos trabalhos incluiu alguns temas eclesiais de particular relevância sobre os quais os participantes refletiram e discutiram: a Assembleia Eclesial, realizada em novembro de 2021, as reuniões subsequentes das regiões realizadas no primeiro trimestre de 2022, e as perspectivas futuras; o caminho pastoral da Igreja no continente em vista do Jubileu Guadalupano e do Jubileu da Redenção; o caminho sinodal; a Constituição apostólica Praedicate Evangelium sobre o serviço da Cúria Romana.


Com informações de Vatican News com Fides

2 visualizações0 comentário