top of page
  • Secom

Católicos do Maranhão participam de retiros espirituais durante o período de carnaval

Atualizado: 16 de fev.

Para longe dos alambrados, dos clubes e praças instalados para celebrar o carnaval, a maior festa popular do Brasil, há quem se reserva e prefere uma aglomeração diferente. Baseados em uma vivência de fé e espiritualidade, fiéis participaram de retiros, acampamentos e bloco de rua que levou alegria e um grito de paz. Confira alguns eventos que aconteceram durante este período de carnaval de 2024 nas cidades do Maranhão:


Acampamento Juvenil em Carolina



De 09 a 13 de fevereiro aconteceu o V Acampamento Juvenil da diocese de Carolina. Na terça-feira (13/02), o bispo diocesano, dom Francisco Lima, celebrou a missa de encerramento do V acampamento Juvenil, na Cidade de Estreito - MA.


“O Movimento Diocesano Campista é mais uma das várias experiências de evangelização que estamos juntos experimentando e acompanhando como "as novas expressões de evangelização da Santa Mãe Igreja. Estamos animados com a oportunidade que chegou entre nós”, declarou padre Luzimar.


Retiro com as Famílias da diocese de Bacabal

Todos os anos a Pastoral Familiar da paróquia de São Francisco das Chagas, em Bacabal – MA, realiza no período de carnaval um dia de retiro com o tema “Chamados ao amor”, e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. O retiro contou com adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo diácono Cecilio Filho; palestras, como "As mudanças sociais e sua repercussão na família" - ministrada pela irmã Marinalva, "Vivência dos Sacramentos no cotidiano" - ministrado por frei Gilberto, "poder da oração" - ministrado pelo casal Jeremias e Marilene. O retiro foi encerrado com a santa missa, presidida por frei Pedro, pároco da paróquia São Francisco das Chagas.


Beneditando pela Paz


No Santuário de São Benedito, no dia 13 de fevereiro, as pessoas se uniram em uma dança de esperança e harmonia na décima edição do Beneditando pela Paz. Há uma década, o Santuário ergueu o bloco Beneditando por aí, não apenas para debater, mas para trazer às ruas uma nova melodia, capaz de dissipar a apatia e envolver a todos num chamado à construção de laços e ao diálogo franco, honrando a diversidade e tecendo uma teia de relacionamentos fundada na não violência.


Respeitar a vida, repudiar a violência, nutrir a generosidade e ouvir para compreender: esses são os pilares sobre os quais o Beneditando se apoia, como uma ponte erguida sobre águas turbulentas, conectando corações e mentes em busca de um mundo melhor.


As ruas da cidade de Pedreiras se encheram de sorrisos, fé e cultura, enquanto as orações ecoavam pelas esquinas e as melodias embalavam os passos daqueles que, num espírito de carnaval, celebravam a união e a solidariedade.


Imperatriz e São Luís

As demais dioceses do Regional Nordeste 5 realizaram retiros, através das novas comunidades e da Renovação Carismática Católica, como o que ocorre na diocese de Imperatriz há mais de 30 anos. Este ano, o retiro teve a celebração de encerramento presidida por dom Vilsom Basso, bispo diocesano.


Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís e presidente do regional Nordeste 5, durante o 33º Rebanhão da Renovação Carismática da arquidiocese de São Luís.

Em São Luís, aconteceram cerca de quatro retiros de carnaval. Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís e presidente do regional Nordeste 5, celebrou a santa missa do primeiro dia do Renascer, evento da Comunidade Católica Shalom realizado de 11 a 13 de fevereiro. Dom Gilberto também esteve no encerramento do 33º Rebanhão da Renovação Carismática da arquidiocese de São Luís.


Com informações de diocese de Carolina, Santuário São Benedito e CRD.

470 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page