top of page

Campanha para a Evangelização 2022 é inspirada no 3º Ano Vocacional do Brasil

Secom


Inspirada no 3º Ano Vocacional do Brasil, a Campanha para a Evangelização 2022 tem como tema: “Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro”. A iniciativa busca recordar que evangelizar é a vocação da Igreja e, nela, a vocação de cada batizado, discípulo missionário de Jesus Cristo. “Essa vocação é dom e compromisso, ou seja, é graça e missão, a qual se realiza no encontro interpessoal, intercomunitário, intergeracional, etc”.

“Só nessa cultura é que o Evangelho encontrará lugar para germinar e produzir seus frutos, que são os frutos da evangelização. Não há verdadeira evangelização que não conduza a uma “cultura do encontro”, que supere polarizações e confrontos” (Texto-base da Campanha para a Evangelização 2022).

Texto-base

Em sua apresentação, o texto-base da Campanha para a Evangelização 2022 chama atenção para o fato de que depois de dois anos de um isolamento motivado por ocasião da pandemia da Covid-19, a Igreja no Brasil quer, por meio da Campanha, convidar ao encontro e motivar à construção de uma “cultura do encontro”.


Nesse contexto, o subsídio retoma explicações do Papa Francisco para edificar a cultura do encontro, em especial a partir de trechos da encíclica Fratelli Tutti, sobre a amizade e a paz social:


“A palavra ‘cultura’ indica algo que penetrou no povo, nas suas convicções mais profundas e no seu estilo de vida. Quando falamos de uma ‘cultura’ no povo, trata-se de algo mais que uma ideia ou uma abstração; inclui as aspirações, o entusiasmo e, em última análise, um modo de viver que caracteriza aquele grupo humano. Assim, falar de ‘cultura do encontro’ significa que, como povo, somos apaixonados por querer encontrar-nos, procurar pontos de contato, construir pontes, planejar algo que envolva a todos. Isso tornou-se uma aspiração e um estilo de vida. O sujeito dessa cultura é o povo, não um setor da sociedade que tenta manter tranquilo o resto com recursos profi ssionais emediáticos” (FT, n. 216).

O texto-base salienta que o tempo forte da Campanha para a Evangelização acontece no Advento, no qual “Deus vem ao nosso encontro e renova a nossa esperança de um mundo novo”. Com isso, a Campanha para a Evangelização convida todos os cristãos e demais pessoas de boa vontade a intensificar: o encontro com a Palavra; o encontro com o Cristo-Pão; o encontro com os irmãos que sofrem; e o encontro missionário.


Coleta Nacional

Um dos pontos altos da Campanha é a coleta nacional realizada nas comunidades no 3º Domingo do Advento, este ano, no dia 11 de dezembro.


A distribuição dos recursos é feita da seguinte forma: 45% do montante arrecadado permanecem na diocese para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da própria Igreja local; 20% do total arrecadado são encaminhados para os regionais da CNBB, com a mesma finalidade, sustentar as estruturas regionais de evangelização; e os demais 35% destinam-se à CNBB nacional, de forma a garantir iniciativas e estruturas evangelizadoras em todo o Brasil, especialmente nas regiões mais carentes.


O texto-base está disponível para download (aqui).

Todos os materiais da campanha, acesse (aqui).

Comments


PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page