top of page

Caminhada do Terço dos Homens reúne cerca de mil participantes na Arquidiocese de São Luís do Maranhão

Atualizado: 27 de mai.



O movimento Terço dos Homens Mãe Rainha da arquidiocese de São Luís do Maranhão realizou no último domingo (19/05), a sua tradicional caminhada. Esta é a 8ª edição, e teve como tema “Caminhando com Jesus e Maria, vós sois todos irmãos!". Foram aproximadamente cerca de mil participantes.


Diácono José Jorge, articulador do Terço dos Homens na arquidiocese, reforça que a caminhada é uma expressão de fé do homem. “O objetivo da caminhada a expressão de fé do homem que até pouco tempo não participava de nada da Igreja, eram somente as mulheres. Hoje, temos uma presença marcante do homem que reza e assume a sua missão profética, além de proporcionar um encontro de irmãos que compartilham suas experiências após participarem do Terço dos Homens”.



Esta edição da caminhada foi dividida em três momentos: concentração, reza do terço e santa missa. Os homens se concentraram na praça Maria Aragão, região central de São Luís; em seguida a meditação do santo terço, e em cada mistério a reflexão de um pequeno texto sobre a Campanha da Fraternidade 2024; e, para encerrar, a santa missa no parque São João Paulo II, presidida pelo vigário geral da arquidiocese, padre Everaldo, concelebrada pelo frei Paulo, auxiliados pelos diáconos Elildo, Campos e Jorge.


Vale lembrar que a primeira caminhada foi realizada em 2014. Entretanto, dois anos se passaram sem a realização da caminhada em virtude da pandemia.


Um dia para o Terço


Caminhadas e concentrações são realizadas com frequência nas dioceses do Maranhão. Um marco que fortalece a presença masculina na Igreja e reforça sua missão, a partir do exemplo de Maria, mãe de Jesus. E é por isso que desde 2021, o movimento ganhou um dia para ser celebrado em todo o estado.


A lei nº 11.497 que foi sancionada no dia 17 de junho de 2021, pelo ex-governador do Maranhão, Flávio Dino, sendo de autoria da então deputada Helena Duailibe, diz que o dia estadual do Terço dos Homens deve ser celebrado em todo Maranhão no 4º domingo do mês de abril.


Com informações e fotos de Terço dos Homens da arquidiocese de São Luís do Maranhão.

40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page