“Cáritas em Sinodalidade, na luta por direitos e justiça socioambiental”, este foi o tema da 28ª Assembleia da Cáritas Brasileira que aconteceu de 27 a 30 de novembro, no Minascentro, em Belo Horizonte – MG. Ao todo, participaram mais de 400 agentes de todo Brasil.
Os agentes Cáritas reunidos nesta Assembleia tinham como principal objetivo pensar em como cuidar da Casa Comum, como propõe o Papa Francisco na encíclica Laudato Si. “O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos”, cita trecho do documento do pontífice.
Além do aprofundamento do tema, a Assembleia elegeu a nova Diretoria para o próximo quadriênio 2024-2027; realização de uma feira e intercâmbio de economia solidária "saberes e sabores"; intercâmbio entre as juventudes; uma vasta programação cultural que dentre outras apresentações culturais contou com um encontro musical de Zé Vicente e Lena Machado.
Do Regional Nordeste 5, participaram representantes das Cáritas Diocesanas de Brejo, Coroatá, Balsas, Bacabal e São Luís; o bispo referencial de Cáritas no Maranhão, dom Evaldo Carvalho; a secretária executiva regional, Lucineth Cordeiro, e as duas representantes da coordenação colegiada regional, Maria das Graças Sousa e Lena Machado; e Camila Leres, representando os jovens que atuam na rede Cáritas no estado.
Com informações de CNBB e Cáritas Maranhão. Foto: Lena Machado.
Comments