top of page
  • Secom

Cáritas Maranhão e Rede Mandioca realizam Intercâmbio Estadual sobre beneficiamento de farinha



De 15 a 17 de junho aconteceu o Intercâmbio Estadual sobre o beneficiamento da farinha. Foram dias de partilha no território quilombola da Rampa, na Comunidade São Joaquim, município de Vargem Grande. Foram cerca de 100 participantes, dentre 42 representantes de comunidades de outros municípios do estado e os da comunidade anfitriã.


O Intercâmbio consolidou-se como uma troca de conhecimento, de uma riqueza infinita, entre conversas no pau de arara (transporte que nos levou da sede do município até a comunidade), aos segredos da farinha desta comunidade, que é considerada uma farinha de referência na sua região; além da troca de receitas entre as mulheres que aprenderam como incorporar os produtos da babaçu numa receita de peta da Dona Gracinha, além dos bolos e beijus de forno feitos por Dona Toinha e Lourdes; a noite cultural tocada a tambor de crioula.


Houve ainda diálogo com os pesquisadores da Universidade, prof. Marcelo Carneiro e Ana Teresa, sobre as oportunidades para a agricultura familiar neste novo contexto; e também sobre as graves ameaças, como o avanço do agronegócio, uso do veneno e o fracking.


O ponto alto do encontro foi a farinhada. Os participantes se dividiram em três grupos para fazer o processo da prensagem, torração, limpeza e seleção do produto final em três casas de farinha diferentes no povoado. No final do encontro, ainda teve concurso para premiar a casa de farinha campeã.



Com o êxito na experiência, a equipe do Secretariado Regional parabeniza toda sua equipe, e de modo especial, a Maria e Helena, da Cáritas Diocesana de Coroatá, que junto com a Comunidade São Joaquim prepararam todo o processo de acolhida e infraestrutura para a atividade.


Há muitas dificuldades para as famílias agricultoras e para as comunidades tradicionais deste estado rico de um povo empobrecido, mas por outro lado há muita resistência, criatividade, esperança e vida pulsando no povo maranhense.


Participaram representantes de comunidades rurais dos municípios de Riachão, Amarante, Mirador, Benedito Leite, Davinópolis, Aldeias Altas, Codó, Belágua, Chapadinha, Lagoa Grande, Lago da Pedra, Marajá do Sena, Conceição do Lago Açu, Vargem Grande, Pedreiras, São Mateus; membros da Universidade Federal do Maranhão; convidados e a equipe do Secretariado Regional da Cáritas do Maranhão.


Com informações do Secretariado Regional da Cáritas Maranhão.



68 visualizações1 comentário

1 commentaire


Tudo muito bom.

J'aime
bottom of page