top of page
Secom

“Ameaças aos pescadores”: Documentário da TV Aparecida mostra os impactos de grandes empreendimentos que ameaçam a pesca artesanal no Maranhão e Pará


O programa “Arquivo A - Desafios da Igreja”, da TV Aparecida, exibiu na quinta-feira (31/10), às 21h, o documentário “Ameaças aos pescadores”. A equipe gravou com os agentes do Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras (CPP) do Maranhão e Pará e exibiu os impactos de grandes empreendimentos como a Hidrovia Tocantins-Araguaia no Pará, além de ferrovias, portos e eólicas no estado do Maranhão.


Entre os entrevistados estão: Dom José Valdeci, bispo da diocese de Brejo e presidente da Comissão Episcopal Sóciotransformadora da CNBB, e dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís, presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB, e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia; e também membros do Ministério Público Federal do Maranhão e Pará.


Na cidade de Tutóia (MA), que é o portal do delta do Parnaíba e início dos pequenos lençóis maranhenses, a reportagem mostra a situação de quem vive da pesca artesanal e sofre ameaças com a instalação de um grande parque eólico na comunidade do Arpoador. Com isso, os pescadores devem ficar privados de pescar em lagoas e também serão deslocados de suas casas.


Acompanhe a seguir, o documentário na integra:



16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page