top of page
comunicacao472

A Igreja do Maranhão se despede de dom Enemesio

"Nosso Regional Nordeste 5 está mais pobre. O consolo é o termos como intercessor

junto de Deus", declarou dom belisário.


"Nosso Regional Nordeste 5 está mais pobre.  O consolo é o termos como intercessor  junto de Deus"
Dom Enemesio Lazzaris

A segunda-feira maranhense acordou com a triste notícia do falecimento do bispo de Balsas, dom Enemesio Lazzaris, 71 anos, que estava internado em Araguaína-To, para tratamento.


O corpo de dom Enemésio será velado até às 15h desta segunda-feira, na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína, onde foi pároco por oito anos. Em seguida, o corpo será trasladado para Balsas, onde será velado na Igreja Catedral Sagrado Coração de Jesus. O sepultamento será nesta terça-feira, 4 de fevereiro, na própria catedral da cidade, após a Missa Exequial, ainda sem hora marcada.


Dom Enemésio Ângelo Lazzaris: "grande figura, plena de virtudes humanas e cristãs!"


Nascido em 19 de dezembro de 1948, em Siderópolis-SC, no povoado Rio Jordão, Enemésio Ângelo Lazzaris, entrou no seminário Orionita em Siderópolis aos 12 anos, em 1960. Fez o noviciado canônico no ano de 1965 na cidade mineira de Juiz de Fora. No dia 11 de fevereiro de 1966, o jovem Enemésio fazia pela primeira vez os votos de pobreza, obediência e castidade.


Entre os anos de 1971 e 1976 estudou Filosofia e Teologia em São Paulo e em Belo Horizonte-MG. Em 27 e outubro de 1974, fez a profissão perpétua dos votos religiosos na Congregação da Pequena Obra da Divina Providência.


Tendo sido ordenado padre no dia 26 de julho de 1975, em Siderópolis - SC, sua terra natal, foi ordenado por dom frei José Belisário da Silva, arcebispo metropolitano de São Luís, em 29 de março de 2008, em Balsas, bispo para a diocese. A nomeação foi anunciada pela Santa Sé ainda em 12 de dezembro de 2007.


"Tive a felicidade de presidir à ordenação episcopal de dom Enemésio. Eu sempre brincava com ele: "Não vá me envergonhar". A Igreja do Brasil e, particularmente a Igreja do Maranhão, tem muito a agradecer a dom Enemesio. Que grande figura, plena de virtudes humanas e cristãs! Nosso Regional Nordeste 5 está mais pobre. O consolo é o termos como intercessor junto de Deus. Descanse em paz, dom Enemesio. Você merece", declara dom José Belisário, arcebispo de São Luís.


"Dom Enemésio será sempre lembrado por sua espiritualidade, sua fidelidade à oração e seu profundo amor pela Eucaristia. Homem de vida intensa. Apesar de ter uma vida sobrecarregada de trabalhos e compromissos, assim como aprendeu de São Luís Orione, não deixava de ter seu encontro amoroso com Jesus, Aquele que lhe dava forças e entusiasmo para seguir servindo a todos, especialmente aos mais necessitados" , declara padre Josumar dos Santos, diretor provincial orionita.


Um grande bispo para o colegiado episcopal do Maranhão, um grande colaborador para a Igreja no Brasil


Para a Igreja do Maranhão, Regional Nordeste 5, sem dúvida, dom Enemesio foi um dom valoroso e frutuoso: "o ministério de dom Enemesio, em suas ações e gestos, por si, apontam suas virtudes. Um homem despojado e doado inteiramente ao episcopado: nunca cansou de viajar, partilho, agora, que muitas vezes ia de ônibus para lugares distantes para não onerar nem deixar de participar da eclesialidade, estava ali decididamente para servir a Igreja no Brasil, e de forma muito particular ao Regional", conta dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá e presidente do Regional Nordeste 5.


Continua o presidente, "sua simplicidade, sua solidariedade eram singulares. Sua amizade com os bispos do Maranhão era muito forte e revigorante. Seu ministério episcopal enriqueceu a Igreja do Maranhão, e consequentemente, a Igreja do Brasil: agradecemos a Deus por este dom que frutificou em terras maranhenses", finalizou.


Como bispo de Balsas foi eleito, em junho de 2011, membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz (2011 – abril 2015); fez parte do Grupo de Trabalho de combate ao Trabalho Escravo (2012-2016); foi presidente da Comissão Pastoral da Terra (2012-2018) e o primeiro presidente da Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (2017- 2019).


A sociedade tem a tarefa de conduzir-se por uma economia que preze a dignidade humana acima de tudo

“A exploração do ser humano, através do trabalho escravo, é um grave desrespeito aos direitos da pessoa humana, à sua dignidade, e especialmente uma violação grave ao direito de trabalhar em condições dignas, recebendo um salário justo... A sociedade tem a tarefa de conduzir-se por uma economia que preze a dignidade humana acima de tudo e isso implica, entre outras coisas, em eliminar a prática do trabalho escravo em qualquer relação de trabalho, seja na agropecuária, na construção civil, na indústria têxtil, nas carvoarias, nos serviços hoteleiros ou até em serviços domésticos". Dom Enemésio, em um dos seus dicursos proferidos.


Um pastor com cheiro das ovelhas: grande pastor para a Diocese de Balsas


Para a Diocese fica um enorme sentimento de vazio. "Há uma canção que nos diz que 'a vida para quem acredita, não é passageira ilusão, e a morte se torna bendita, porque é nossa libertação'. Dom Enemesio continuará vivo no coração e na mente do nosso povo! Dom Enemesio foi um bispo simples, humilde, dedicado e com cheiro das ovelhas. Perdemos um grande pastor", declara padre Genivaldo Sousa, coordenador diocesano de pastoral.


"O povo de Deus da Diocese de Balsas irá bem acolher os que aqui chegarem para velar e participar do sepultamento de dom Enemesio, como bem nos ensinou entre tantas virtudes admiráveis e educativas! ". Afirma padre Nadir Zancheti, vigário geral da diocese.


No que concerne à vacância diocesana, explica padre Nadir: "daremos seguimento, no prazo oportuno, com a eleição do administrador diocesano, eleito pelo conselho de padres da diocese. Sobre eles pedimos, então, o Espírito Santo para que os guie na escolha", finaliza.


O administrador diocesano permanecerá na gestão da Igreja particular de Balsas até a nomeação, pelo papa, do novo bispo para a Diocese. Ao administrador cabe o zelo pela continuidade da vida pastoral, e decisões imediatas, de curto prazo sobre a Diocese, até a chegada do bispo titular.




Confira nota oficial da CNBB Maranhão.







292 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page