A caridade e a missão no Advento dos grupos que viveram a Novena de Natal 2019 da CNBB


Há 2 anos, quase como uma indigente, segundo sua própria auto-descrição, Jéssica Sinfontes Carpio cruzou a fronteira entre o seu país, a Venezuela, e o Brasil, destino que escolheu como alternativa para realizar seu sonho: conquistar uma vida melhor para si e para sua família. Cruzou a fronteira para Roraima com seu filho que à época estava com dois meses e com uma deficiência cerebral.

Jéssica está em Brasília há 2 meses. Com a ajuda de muitas instituições, entre elas um programa apoiado pela Igreja Católica no Brasil, está conseguindo se reestruturar. Começa a vislumbrar um novo horizonte para si e seus filhos.  Para mudar para a Capital do país,  Jéssica deixou todos os seus pertences em Roraima. A passagem de avião seria bem mais cara, caso fosse despachar sua mudança. “Eu não tinha dinheiro”, recorda-se.


A história da venezuelana Jeniffer Maria Astudillo que está a 1 ano no Brasil, dos quais três meses em Brasília, é semelhante a de Jéssica. Ela veio com sua filha de 15 anos. Em seu país de origem, trabalhava como administradora e cantora profissional, mas segundo ela conta: “não havia dinheiro, não havia comida, não havia nada”.


Ela primeiro foi acolhida num abrigo em Pacaraima (RR). Muitas coisas mudaram desde então em sua vida. O fato de ter morado na rua a tornou mais sensível para enxergar a realidade e dificuldades das pessoas abandonadas.


Em solo brasileiro, Jéssica e Jeniffer têm encontrado muitas ajudas que vão, neste primeiro momento, contribuindo para que elas saiam da situação de quase indigentes e recuperem a sua dignidade humana. Jéssica destaca, sobretudo, a ajuda que encontrou no Sistema Único de Saúde brasileiro, o SUS, responsável por salvar a vida do próprio filho. Recentemente ela voltou à Venezuela para buscar sua filha, Débora, de 8 anos que havia ficado do outro lado da fronteira.


Uma destas ajudas em forma de carinho chegou como gesto concreto da Novena de Natal “Reunidos em Família Preparando a vinda do Senhor”, da Edições CNBB vivenciada no período do advento pelos colaboradores, assessores e diretores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ao longo dos nove roteiros da Novena, foi desenvolvida uma campanha de doação de roupas e alimentos. No Natal o total recebido seria revertido a organizações que acolhem as pessoas mais necessitadas.


No dia 20 de dezembro, as doações foram entregues à organização Aldeias Infantis SOS de Brasília que acolhe famílias de imigrantes venezuelanos em Brasília,  como gesto concreto inspirado pelo pilar da caridade proposto pelas diretrizes da Igreja no Brasil. E sobre caridade, Jeniffer dá uma lição. Ela espera que as pessoas aprendam a olhar para as coisas de outra maneira sendo mais humanas e mais sensíveis. “Não peço que olhem para nossa situação, mas que aprendamos a olhar para a situação de outras pessoas”.



1 visualização
PRESIDENTE

Dom Sebastião Bandeira

Bispo de Coroatá

Endereço

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 3222-8341

Fax: (98) 3231-7056

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

CONECTE-SE

VICTOR SILVA