Evento reuniu cerca de 70 agentes da Pascom e promoveu um dia de aprendizado, espiritualidade e troca de experiências

No último sábado, 08 de fevereiro, a Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe, no bairro Vinhais, foi palco do 8º Encontro de Comunicadores Arquidiocesanos (ECA), um evento que fortaleceu a missão evangelizadora no mundo digital. Com o tema “Comunicação e Esperança: A evangelização no mundo digital”, a programação reuniu cerca de 70 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) de diversas paróquias da arquidiocese de São Luís do Maranhão para um dia inteiro de espiritualidade, aprendizado e troca de experiências.
A jornada teve início às 8h30 com oração inicial, acolhida e apresentação das foranias presentes, marcando o tom de comunhão entre os comunicadores católicos. Padre Antônio José Ramos Costa, pároco da Paróquia São João Batista, no Centro Histórico de São Luís, destacou a importância desse momento:
"Acolhida, alegria, formação e espiritualidade marcaram o 8º Encontro dos Comunicadores da Arquidiocese de São Luís. Na era da comunicação digital online, encontrar-se presencialmente já é um grande dom daqueles que foram chamados a comunicar a alegria do Evangelho e serem sinais de uma comunicação da fé, da verdade e da esperança que gera vida. Formar-se e estreitar laços de comunhão entre os agentes da Pascom Arquidiocesana foi um outro objetivo deste encontro, que contou com a assessoria de padres e leigos. Desejo imensamente que, vivendo a proximidade íntima ao grande Comunicador Jesus, cada agente possa crescer na vida comunitária, testemunhar a fé e ser sinal de esperança na Igreja e na sociedade", afirmou.
Comunicação e Esperança
Frei Lázaro Nunes, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Anil, conduziu a mesa temática “Comunicação e Esperança”, e levou reflexões sobre o papel transformador da comunicação na sociedade. Durante sua fala, destacou como a comunicação, quando guiada pela verdade e pelo amor, se torna uma ferramenta poderosa de evangelização. A importância de comunicar com esperança em tempos de desafios digitais e o compromisso ético dos pasconeiros foram alguns dos pontos abordados.
Ao meio-dia, os participantes vivenciaram um momento especial de espiritualidade mariana com o Angelus, conduzido por Luís Augusto Sousa, coordenador da Pascom da Forania Nossa Senhora da Vitória e membro da Comissão Arquidiocesana da Pascom. A oração trouxe uma pausa de reflexão e gratidão pelo encontro.
Oficinas e troca de experiências
No período da tarde, os participantes se dividiram em oficinas temáticas, cada uma abordando aspectos práticos da comunicação pastoral:
- “Como servir nas celebrações: posturas e práticas” com a coordenadora da Pascom da arquidiocese de São Luís, Beatriz Fernandes;
- “Evangelizar com a imagem e produção audiovisual” ministrada pelo coordenador da Pascom na Forania Senhora da Vitória e membro da Comissão Arquidiocesana da Pascom, Luís Augusto Sousa;
- “LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados” com o advogado Lucas Monteiro;
- “Comunicação na cultura digital: produção de cards e texto” ministrada pela Assessora de Comunicação do Regional NE5 da CNBB, Ariana Frós; e a Mestra em Comunicação, Priscila Swaze.

As oficinas permitiram uma riqueza de aprendizado e troca de experiências, ajudando os agentes a aperfeiçoarem suas atuações na Pascom. A importância de comunicar com responsabilidade, criatividade e técnica foi reforçada, além da necessidade de se adaptar às novas realidades digitais.

Ainda durante a tarde, houve um bate-papo sobre o papel da Pascom e sua implantação nas paróquias, conduzido pelo Comunicador Social Paulo Victor. Muitos participantes compartilharam suas vivências, desafios e aprendizados, tornando esse momento um verdadeiro espaço de escuta e comunhão.
Para Beatriz Fernandes, coordenadora da Pascom da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, o encontro foi um grande sucesso:
"O encontro foi maravilhoso e superou nossas expectativas. Ficamos naquela ansiedade para que chegasse logo o grande dia e que tudo corresse bem, e é incrível como Deus faz acontecer as coisas. Tivemos a espiritualidade com Padre Antônio José, a presença de Padre Jadson para acolher os participantes, a mesa temática com Frei Lázaro e uma tarde recheada de formações e oficinas para melhor atender as demandas dos agentes”, pontuou.
"Ter agentes participando do início ao fim do encontro foi impressionante. Mesmo com chuva, mesmo em meio a um dia de compromissos, tê-los ali foi gratificante. A comissão ficou muito feliz com todo apoio que tivemos e como a organização desse encontro, em sua 8ª edição, nos aproximou ainda mais”, acrescentou Beatriz, em um sentimento de gratidão.
O evento contou com a participação de diversos profissionais que enriqueceram as formações e oficinas, como destacou Luís Augusto Sousa, coordenador da Pascom na Forania Nossa Senhora da Vitória e membro da Comissão Arquidiocesana:
"Foi realmente um encontro lindo e cheio de aprendizado, uma tarde maravilhosa para a Pascom Arquidiocesana. A presença do Paulo Victor, comunicador social; da Ariana Frós, assessora da CNBB do nosso Regional NE5; da comunicadora Priscilla Swaze; e do advogado Lucas Monteiro certamente enriqueceu nossas formações e oficinas sobre a comunicação da Igreja e na Igreja”, ressaltou.
"Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Pascom, interceda pelo bom andamento da comunicação em nossa Arquidiocese", concluiu em oração.
Vivência e testemunho
Para muitos, o 8º ECA foi uma experiência transformadora. Alessandro Sousa, agente da Pascom da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil (Cohafuma), destacou a importância do evento:
“Participar do 8º ECA foi uma experiência marcante e enriquecedora. O dia começou com um belíssimo café da manhã, seguido por uma oração inicial e uma acolhida arquidiocesana que destacou a união da comunidade. O momento de espiritualidade foi profundamente reflexivo, proporcionando uma conexão renovada com a fé. A mesa temática sobre ‘Comunicação e Esperança’ foi um dos pontos altos, abordando como a comunicação pode ser uma ferramenta poderosa para disseminar mensagens positivas. O Angelus ao meio-dia foi um momento de pausa e gratidão”, destacou.
“À tarde, as oficinas temáticas foram práticas e informativas, cobrindo tópicos como servir nas celebrações, evangelizar com imagens e produção audiovisual, e a importância da LGPD e da comunicação na cultura digital. Essas sessões ofereceram conhecimentos valiosos para aplicação no cotidiano. No geral, o 8º ECA foi um dia de aprendizado, espiritualidade e comunidade, reforçando a importância da comunicação e da esperança em nossas vidas e na sociedade”, completou Alessandro.
"Foi um momento muito enriquecedor, as dinâmicas foram muito proveitosas, as oficinas foram maravilhosas e de bastante aprendizado. A gente precisa de mais momentos como este como Pastoral porque fortalece tanto nosso aprendizado como a nossa missão dentro e fora da igreja. As dinâmicas realizadas foram muito proveitosas promovendo troca e reflexão entre as Pascons das Foranias. As palestras foram necessárias, bem fundamentais trazendo temas atuais dos quais estamos vivendo. Foi sem dúvida uma grande oportunidade de crescimento coletivo e pessoal. A Comissão Arquidiocesana da Pascom está de parabéns porque o encontro foi muito maravilhoso, muito enriquecedor e já estamos ansiosos para colocarmos em prática o que aprendemos", disse a coordenadora da Pascom da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Rayana Sena.
Encerramento com a Santa Missa
O encontro foi concluído com a Santa Missa presidida pelo padre Gutemberg Feitosa, pároco da Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe. Diretor da Rádio Educadora FM 88.3 e do Jornal do Maranhão, padre Gutemberg reforçou a missão da Pascom na Igreja e a responsabilidade dos agentes em comunicar com verdade e caridade.

O 8º ECA se consolidou como um encontro de comunhão, formação e fortalecimento da missão evangelizadora. Para os pasconeiros, ficou a certeza de que comunicar é, acima de tudo, espalhar esperança e fé em um mundo cada vez mais digital.
Com informações e fotos de Pascom Arquidiocesana.
Comments