No segundo dia da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quinta-feira, 20 de abril, o episcopado apreciou, durante a quarta sessão, as atualizações feitas no regimento interno da entidade. Trata-se de um processo que vem sendo realizado, por uma comissão específica, desde a aprovação do Novo Estatuto da CNBB, promulgado em 8 de dezembro de 2022, e que determina que o regimento seja “revisto, adequando-se às novas normas estatutárias, no prazo de um ano a partir de sua entrada em vigor”.
No período da manhã, os bispos apreciaram e apontaram acréscimos no texto em vista da aprovação da versão final do documento. Uma vez aprovado, na 60ª Assembleia Geral da CNBB, a presidência da entidade já promulga o novo regimento interno sem a necessidade de enviar o documento para validação da Santa Sé. Além disso, a Comissão Episcopal de Liturgia e a de Doutrina da Fé terão momentos para apresentar suas atividades e suas contribuições para a Igreja no Brasil.
A missa de encerramento desde segundo dia contou com a presidência do bispo auxiliar de Curitiba (PR), dom Reginei José Modolo, e foi concelebrada pelos bispos e padres com recente nomeação do Papa Francisco, entre eles, monsenhor Ivanildo Oliveira, presbítero da diocese de Imperatriz (MA), nomeado bispo de Cametá (PA).
Comments