top of page
  • Secom

60ª AG: Bispos do Maranhão tomam posse nas Comissões Episcopais Permanentes da CNBB



Nesta sexta-feira, 28, aconteceu o último dia da 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, e também a posse da nova presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dos doze presidentes das Comissões Episcopais Permanentes (Consep 2023 – 2027). Segundo o Regimento da CNBB, a orientação é que a Presidência cessante dê posse aos novos membros, bem como aos presidentes das doze antes do término da assembleia que os elegeu.


Reunidos desde o dia 19 de abril, no Santuário Nacional de Aparecida, cerca de 326 bispos, entre titulares e eméritos, além dos administradores apostólicos e diocesanos e os monsenhores que ainda serão ordenados bispos, num total de 342 participaram desta edição.


Entre os eleitos para as Comissões, há dois bispos do Regional Nordeste 5 da CNBB: dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz, eleito para a Comissão Episcopal para a Juventude; e dom José Valdeci dos Santos Mendes, bispo da diocese de Brejo, que foi reeleito presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora.


Na oportunidade, dom Vilsom Basso, que também o bispo referencial para as juventudes no Regional Nordeste 5, pede que a Igreja possa dar mais espaço à juventude:


“Agradeço aos bispos do Brasil a confiança depositada para quatro anos servir a Igreja no Brasil como presidente da comissão episcopal pastoral para a juventude. Peço vossas orações e peço também que possamos nos unir, abrir o coração, as portas, para acolher as juventudes, dar-lhes espaço, protagonismo para que nossa Igreja sinta a força das juventudes. A Igreja jovem que tanto falamos. E que isso traga mais vida para todas elas. Pedimos a oração de todos, o apoio e que Deus abençoe a juventudes do Maranhão e do Brasil. Amém.”

Dom José Valdeci dos Santos Mendes, que é referencial para as Pastorais Sociais no Regional Nordeste 5, teve forte atuação junto às Pastorais Sociais nos últimos anos, incentivando a 6ª Semana Social Brasileira “Mutirão pela vida, por terra, teto e trabalho”. Foi uma voz profética na luta pelo Bem Viver dos povos, e nesta Assembleia foi reconduzido à presidência desta Comissão.


“Agora com toda essa disposição diante de tantos desafios diante de tantas negações de direito, somos convidados também a continuar nos empenhando nessa luta. No seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. É ele que nos fortalece, é ele que nos dá ânimo para caminhar. Por isso, nós alimentamos essa esperança em trabalhar junto com as nossas pastorais e organismos que são em média 26 em todo o Brasil, em âmbito nacional. Mas também com os nossos regionais, olhando os grandes desafios, nesse sentido que a gente se sente pequeno, mas ao mesmo tempo se sente encorajado para continuar essa caminhada e esta missão. Então, é um pouco isso que eu gostaria de narrar assim pra todos vocês e dizer que a gente continua nesse caminhar, nessa confiança e que o Cristo ressuscitado nos ilumine, nos dê força na nossa caminhada, na nossa missão para sermos esse sinal de esperança e de testemunho do evangelho de Nosso senhor Jesus Cristo”, disse dom Valdeci.

Missa dedicada à posse da nova presidência da CNBB


Os integrantes da nova presidência e os presidentes das doze Comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), eleitos na 60ª Assembleia Geral da Conferência, entraram em procissão na missa do nono no Santuário Nacional de Aparecida (SP) em gesto de comunhão e pedido de bênçãos da Mãe Aparecida para a nova gestão, cuja posse canônica se dá na última sessão do encontro do bispos. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente eleito da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler.

32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page