top of page
  • Secom

59ªAGCNBB - 5º dia: “Nós quisemos rezar com o povo brasileiro"


O penúltimo dia da 59ª Assembleia Geral da CNBB foi marcado por um tempo de silêncio, oração e fraternidade entre o episcopado. Os bispos participaram, logo pela manhã, de um retiro espiritual no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. O pregador foi o bispo de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, dom Armando Bucciol.

Após o retiro, os bispos seguiram em procissão rumo ao Santuário Nacional para celebração da Santa Missa, às 12h, presidida por dom Armando e concelebrada pelos bispos eméritos.


Espiritualidade


Na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, penúltimo dia da 59ª Assembleia Geral da CNBB, os bispos dedicaram-se à oração. O retiro iniciou com a oração das laudes. Em seguida, em aproximadamente 45 minutos, dom Bucciol realizou uma conferência sobre o tema proposto “Discernimento: sentido, método, meios”. O bispo discorreu sobre os três pontos essenciais do discernimento: sentido, método e meios.


Após a conferência, aconteceu a celebração Penitencial, que foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido.


Nela, houve um momento de exame de consciência e um espaço para a confissão sacramental. No mesmo ambiente do plenário, os bispos que desejaram, fizeram a confissão uns com os outros.


Ao concluir a celebração, os bispos preparam-se para seguir em procissão até o Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A celebração Eucarística foi presidida por dom Armando Bucciol, ladeado pelos bispos eméritos presentes na Assembleia.


Santo Terço

Os bispos reunidos na 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheram vivenciar um momento a mais de espiritualidade durante o encontro anual. Antes de cada sessão reservada, realizada nas tardes de cada dia do encontro, os prelados chegam meia hora antes ao auditório Noé Sotillo para a meditação do Terço, devocional mariano de grande popularidade no Brasil.


“Nós quisemos rezar com o povo brasileiro, do jeito que a maioria do povo brasileiro reza, que é com o terço”, ressaltou o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado.


70 anos

Os 70 anos da CNBB serão celebrados com shows dos cantores Ziza Fernandes, Eliana Ribeiro e o padre Antônio Maria. A comemoração será no Santuário Nacional e trará uma memória da história da CNBB a partir dos eixos da comunhão, participação e missão.


A celebração contará, ainda, com homenagens e agradecimentos a todos os que fizeram parte da história da CNBB, com a exibição de vídeos e depoimentos de bispos e outros personagens. Toda a celebração será gravada pela TV Aparecida e transmitida na sexta-feira, dia 2 de setembro.


Nova marca da CNBB

A proposta de modernização da marca da CNBB foi apresentada e aprovada pelos bispos do Brasil na terça-feira, 30 de agosto. Foi desenvolvida pela doutora em design e especialista em marcas, Dulce Albarez, a partir das indicações de um trabalho de conclusão da pós-graduação em Marketing Digital e Negócios Estratégicos realizada na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, desenvolvido pelos jornalistas Larissa Carvalho, Manuela Castro e Willian Bonfim, membros da Assessoria de Comunicação da CNBB.


A marca, com a explicação dos seus sentidos, será oficialmente lançada no dia 14 de outubro, data do aniversário de 70 anos da CNBB. Após a aprovação pelo episcopado, inicia-se uma fase de construção do seu Manual de Aplicação e Padronização no qual constará seus significados, sua política de gestão e as regras de sua utilização e aplicação. Cumprida esta etapa, será feita uma rodada de conversa com os departamentos, organismos vinculados e regionais da CNBB com vistas a manter a unidade na sua implantação e uso, garantido o reforço da identidade da instituição.



Protagonismo Feminino

A 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece em Aparecida, de 28 de agosto a 2 de setembro, conta com um número de 54 mulheres atuando nos mais variados serviços que integram a estrutura do evento.

“Vemos crescer a cada dia o protagonismo das mulheres na Igreja, em sintonia com o pedido e os exemplos do Papa Francisco, que tem oferecido cargos de chefia às mulheres no Vaticano”, disse Manuela Castro, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.



Diferentes Ritos

No Brasil, país tão diversificado, também as expressões do cristianismo católico encontram muitas faces. São 6 diferentes ritos: bizantino, armeno, antioqueno, caldeu, alexandrino e latino. Variam são os ritos mas não se altera a fé professada. Ademais, é explicita a obediência e ao Santo Padre, além do reconhecimento do seu primado.

A 59ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil conta com a participação de duas Igrejas de rito bizantino. Estão presentes no encontro dos bispos o arquieparca de rito ucraniano dom Volodemer Koubetch, OSBM, e o eparca dom Meron Mazur, da Eparquia da Imaculada Conceição, Prudentópolis, PR.


*Com informações e fotos da Ascom 59ª AG CNBB.


  • Maranhão

  • AssembleiaGeral


66 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page