Quando o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica foi publicado, Dom José Manuel Estepa Llaurens foi encarregado de cuidar da versão e edição espanhola. Também prestou assistência religiosa aos militares veteranos, como conselheiro da Hermandad Naciónal de Veteranos das Forças Armadas e da Guarda Civil Espanhola. Bento XVI o criou cardeal no Consistório de 20 de novembro de 2010.
Cidade do Vaticano
“Peço a vossa excelência que tenha a bondade de fazer chegar a seus familiares, assim como aos sacerdotes e fiéis deste arcebispado castrense, meu pesar e proximidade espiritual”.
Por meio de um telegrama enviado na manhã desta segunda-feira, 22, ao arcebispo castrense Dom Juan Del Río Martín, o Papa Francisco expressou o seu pesar pelo falecimento, aos 93, do arcebispo ordinário militar emérito da Espanha, cardeal José Manuel Estepa Llaurens, ocorrido nas primeiras horas do domingo, 21.
Faleceu o cardeal espanhol Estepa Llaurens
Ao recordar “com gratidão os frutos de seu constante e generoso serviço à Igreja”, o Santo Padre oferece sufrágios pelo seu descanso eterno”, ao mesmo tempo que concede sua “Bênção Apostólica, como sinal de fé e esperança em Cristo ressuscitado”.
As exéquias do cardeal serão celebradas nesta terça-feira, 23, às 11 horas, na Catedral das Forças Armadas em Madri, onde será sepultado.
Entre os tantos serviços prestados à Igreja, dom José Manuel Estepa Llaurens ajudou a redigir o Catecismo da Igreja Católica, sendo responsável pela versão em espanhol.