A Forania Santa Luzia, da Diocese de Zé Doca, realizou no último final de semana - 17, 18 e 19 de maio de 2019 - na cidade de Centro do Guilherme, na Paróquia São João Batista, o seu terceiro Retiro de formação missionária, que acontecem em nível Diocesano ou Forâneo e Paroquial, como faz parte do processo formativo e vivencial das Santas Missões Populares.
O missionário Freitas da Diocese de Caxias assessorou este terceiro retiro, que contou com a presença dos missionários de quatro Paróquias: Araguanã, Nova Olinda, Santa Luzia do Paruá, além de Centro do Guilherme, anfitriã de Retiro.
“Vivemos aqui um momento de muitas graças, de experiência e aprendizado. O fervor dos missionários neste terceiro retiro encantou a todos, envolvendo-nos na mística vivida neste espaço de oração. O assessor soube nos conduzir e partilhou muito da sua experiência missionária. Acreditamos que estamos no rumo certo, sempre tendo como modelo e exemplo, as primeiras comunidades cristãs”, afirmou Padre Valdeci Moreno, pároco de Centro do Guilherme.
Lembrando que no processo das SMP, os retiros de missionários são um momento formativo muito importante. A finalidade do primeiro retiro é conhecer de perto a missão de Jesus na Galiléia, principal fonte inspiradora das SMP. No segundo retiro se avalia os primeiros meses das SMP, em clima de celebração (louvor, perdão, súplica) aprofunda-se a importância da fidelidade e da convicção para as SMP seguirem adiante. A finalidade do terceiro retiro é avaliar a caminhada do segundo retiro até o momento, e aprofundar o sentido e o valor da conversão em nossa vida. É o momento de preparação para a grande semana missionária.