A Paróquia São Sebastião, na cidade de Carutapera, celebrou com alegria cinquentenário da presença de Monsenhor Mário Racca. Na ocasião todas as comunidades, pastorais, movimentos e grupos prestaram suas homenagens e agradecimentos ao Vigário Emérito.
A programação, iniciou com caminhada, sendo conduzida pelo Mowag, veiculo adquirido por Monsenhor Mário Racca na década de 1970, para o uso em atividades pastorais. O carro é um patrimônio material da cidade que se identifica imediatamente com o seu vigário mérito que o utilizava nas visitas às comunidades do interior.
A santa missa foi presidida com muita emoção por Monsenhor Mário Racca que cumprimentou cada um dos sacerdotes concelebrantes presentes: padre Paulo Ricardo, padre André Brás, padre José Raimundo Pinheiro, padre Henrique Baltazar, padre Agnaldo Oliveira e dom João Kot, bispo diocesano.
A liturgia foi preparada de maneira cuidadosa, saudando a todo momento as realizações do vigário emérito da cidade, destaca-se aqui, seus múltiplos trabalhos sociais, que por anos ajudaram famílias carentes da cidade, como por exemplo, doação de canoas e redes de pesca, contribuição financeira a famílias em estado de vulnerabilidade, projeto de apicultura e agricultura, curso de corte e costura e outras ações de cunho social.
Visivelmente emocionado, padre Agnaldo Oliveira, pároco de Carutapera, agradeceu o empenho da comunidade e o carinho dispensado a Monsenhor Mário Racca nestas cinco décadas. O prazer de conduzir a paróquia tendo a seu lado o mesmo homem que o acolheu pastoralmente e o enviou ao seminário.
Após a missa várias homenagens foram realizadas, discursos que resumiram de maneira emocionante os anos de dedicação e amor pastoral. Destaca-se ainda, o depoimento da família, que mesmo distante, mandou sua saudação de carinho e parabenizou monsenhor Mário. O senhor Aldo Cardoso, em forma de poesia, descreveu minuciosamente todo o percurso missionário, desde o contato inicial com o povo, passando por suas obras sociais e pastorais.
O itinerário de monsenhor Mário Racca em solo carutaperense, tem início da tarde do dia 02 de março de 1969, quando o mesmo vindo de São Luís juntamente com dom Guido Maria Casullo, bispo emérito, padre Luciano Gariglio e outro padre representante da CEIAL (Conferência Episcopal Italiana para América Latina).