top of page
  • Secom

13º Muticom: “Três dias de intensa formação e uma proposta: comunicar para a cultura do encontro"



Com o objetivo de reunir comunicadores, profissionais, pesquisadores, agentes de pastoral e autoridades da Igreja e sociedade civil para refletir, conjuntamente, sobre a democratização e as políticas de comunicação, as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea no campo da Comunicação Social, acontece de dois em dois anos, o Mutirão Brasileiro de Comunicação - Muticom.


Este ano, em sua 13ª edição, o Muticom foi realizado na Arquidiocese de João Pessoa, na Paraíba, no período de 13 a 16 de julho, com um público de cerca de 500 participantes presencial, entre bispos, padres, religiosas e religiosos, leigos (a) amantes da Comunicação, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB). De forma online participaram outros 70 comunicadores.


Ricardo Alvarenga e Vinicius Santos.

O Regional Nordeste 5 da CNBB foi representado pelo secretário da PASCOM regional e coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação na diocese de Balsas, Vinicius Santos. Bem como Ricardo Alvarenga, jornalista, que faz parte do Grupo de Comunicação da CNBB (GRECOM) que pensou a nova atualização do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.


“Participar do Muticom foi uma experiência muito incrível. A princípio, foi o primeiro evento que participei e com uma responsabilidade muito grande que é a de representar a diocese de Balsas, e ao mesmo tempo representar o nosso regional nordeste 5”, lembra Vinicius.

Para Vinicius, a oportunidade de aprender e interagir com comunicadores de todo país é um atrativo a mais do Muticom. “Foram três dias de intensa formação onde nós pudemos vivenciar de perto a proposta de comunicar para a cultura do encontro, assim como foi a temática do próprio Muticom. Tivemos belíssimos conferencistas nas quais nos despertaram mais ainda o conhecimento de viver essa cultura do encontro, essa vontade de viver a cultura do encontro dentro das nossas dioceses, em todo o nosso trabalho de comunicação, além de ser um momento de encontro com os amigos pasconeiros, comunicadores que a gente já conhece no Brasil, e claro um momento também de conhecer novos comunicadores, fazer novas amizades”, relatou.


O encontro finalizou na tarde do sábado (15), com a celebração da Santa Missa e anúncio da próxima cidade sede do 14º Muticom, que será em Manaus (AM), em 2025.


Com informações e fotos de Vicinius Santos, da diocese de Balsas. Foto de capa: arquidiocese da Paraíba


24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page